BUSCAR
BUSCAR
Inovação
Primeiro PPA Participativo de Parnamirim será lançado nesta quarta
Pela primeira vez na história, Executivo municipal vai ouvir a população sobre o Plano Plurianual da cidade
Redação
28/06/2017 | 05:20

A Prefeitura de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (Seplaf), agendou para esta quarta-feira, 28, a apresentação pública do Plano Plurianual (PPA) do município em solenidade no Cine Teatro Paulo Barbosa da Silva, na Cohabinal. O evento começará a partir das 9h e contará com a participação do público em geral.

Para o próximo quadriênio, a gestão municipal liderada pelo prefeito Rosano Taveira (PRB) tem apostado em um projeto participativo que visa ouvir a população na formulação dos principais pontos do PPA. O titular da Seplaf, Giovanni Rodrigues Júnior, disse ao Agora Jornal que esta tem sido a principal novidade da nova formatação do plano para a cidade.

“Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Parnamirim está colocando o Plano Plurianual para ser feito juntamente com o povo. Vamos apresentar o projeto para a comunidade e deixar todo mundo ciente do que está sendo proposta. Depois desta apresentação, colocaremos o conteúdo no site para que as pessoas possam sugerir adequações e melhorias no formato”, explicou.

Questionado sobre as discussões realizadas até que se chegasse ao modelo atual do PPA, Giovanni disse foram feitas, até então, seis rodas de discussões com todas as secretarias municipais, a fim de aperfeiçoar da maneira mais eficiente possível o projeto, melhorando sua aplicabilidade dentro do município.

“A gente procurou pluralizar ao máximo essa discussão justamente com a intenção de deixar o projeto o mais coerente possível. Todas as secretarias puderam participar das nossas rodas, elas apresentaram situações, nós orientamos a todos e enfim chegamos nesse denominador comum. Agora vamos apresentar ao povo para ouvi-los também e, no fim, fechar o projeto pra ser enviado à Câmara”, completou.

Taveira, por sua vez, disse que planejar a cidade com o conhecimento da população é algo considerado ‘fundamental’ para sua gestão, uma vez que a transparência do conteúdo acaba dando ainda mais confiança a população no que se refere ao executivo. “Planejar com responsabilidade e transparência com apoio do parnamirinense é fundamental para que possamos realizar um trabalho consciente”, concluiu.

Segundo a Prefeitura de Parnamirim, a previsão é que o Plano Plurianual seja enviado à Casa Legislativa da cidade, no mais tardar, até o dia 15 de agosto. Lá os parlamentares vão apreciar a matéria e, se acharem conveniente, apresentarão emendas para ajustar o projeto. Depois, seguirá para votação dos vereadores e, em caso de aprovação, voltará para o Executivo, que sancionará o plano para ser executado no quadriênio 2018-2021.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.