02/04/2018 | 16:02
Com investimento próprio de R$ 4.370.087,31, a Prefeitura inaugura nesta terça-feira, 3, às 17h30 a sede própria da Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, localizada na Rua Serra da Jurema, no bairro Pitimbu, Zona Sul de Natal. Esta é a primeira instituição de ensino da rede municipal que vai funcionar em tempo integral.
A Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui de Carvalho, que funcionava até então, em um imóvel locado, atendendo 166 alunos, vai ampliar a capacidade para 340 estudantes, com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária dos seis aos 12 anos de idade. A unidade de ensino vai funcionar das 07h às 17h30.
A nova estrutura física da escola conta com seis salas de aula, quatro salas de atividades extracurriculares (artes visuais, artes marciais, música, teatro e dança) e duas salas de apoio pedagógico, direção, coordenação, secretaria, sala dos professores, laboratório de informática, biblioteca, sala de recursos multifuncionais, laboratório de ciências, pátio coberto com palco, refeitório, cozinha, despensa, área de serviço, almoxarifado, arquivo e espaço de área de vivência.
Também foram construídos banheiros masculinos e femininos com vestiários, banheiros adaptados para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade, uma quadra poliesportiva, guarita com apoio, estacionamento com 24 vagas internas e quatro externas, casa de gás e de lixo e castelo d’água. A nova escola também conta com um projeto de paisagismo, com a plantação de 470 plantas ornamentais e 30 árvores. A obra foi executada pela empresa Arko Construções LTDA.
A unidade de ensino vai contar com 19 professores, duas gestoras, dois coordenadores pedagógicos, estagiários, cinco auxiliares de serviços gerais, dois assistentes de secretariado, duas auxiliares de cozinha, duas merendeiras, dois porteiros diurnos e dois porteiros noturnos.
De acordo com a diretora administrativa Luciana Soares Ferreira, esta unidade de ensino existe desde 2009, e funciona até então, em um imóvel locado, no bairro Planalto.
“É uma conquista grande a construção da nova escola, pois poderemos atender uma maior demanda do bairro. É uma região muito carente e reforçamos a importância do ensino em tempo integral”, disse.
Além do currículo convencional os estudantes terão reforço escolar em língua portuguesa e matemática, atividades de artes – música, teatro e dança – e atividades esportivas como futebol e artes marciais. A unidade de ensino vai trabalhar a atuação do conselho de classe em assembleias para estimular aos estudantes o interesse por questões de cidadania e de coletividade, dando destaque para a educação ambiental. Na permanência dos dois turnos na escola, os estudantes irão receber o lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.