BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Pré-natal continua sendo ofertado regularmente em unidades de Natal
Apesar da pandemia, as mulheres que deram início ao acompanhamento devem dar continuidade
Redação
06/05/2020 | 12:12

As unidades de saúde de Natal continuam realizando o Pré-Natal conforme orientação do Ministério da Saúde, com agendamento prévio, reduzindo o tempo de permanência nos locais. Esse acompanhamento é essencial para gestantes, uma vez que através dele é possível evitar complicações durante a gravidez e garantir um parto seguro para a criança. Apesar do período de alerta em função do novo coronavírus, as mulheres que deram início ao acompanhamento devem dar continuidade e quando houver suspeita de gravidez podem buscar a unidade de saúde mais próxima para confirmação e início da assistência.

O Pré-Natal contempla uma série de exames como teste rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, glicemia, sorologias, ultrassonografia, entre outros. Além disso as vacinas são colocadas em dia e também são realizadas pelo menos seis consultas, com maior frequência no terceiro trimestre da gestação. Nas unidades de saúde do município esse processo é realizado por médicos e enfermeiros especializados.

“É muito importante que as mulheres façam o Pré-Natal, ele pode salvar a vida de uma mãe e da sua criança. Percebemos uma diminuição que não pode ocorrer nesse período da pandemia. Através dos exames é possível identificar uma série de complicações que podem ser corrigidas ou amenizadas para um parto mais seguro. Esse acompanhamento não pode parar e nossas unidades estão preparadas para atender as pessoas com os cuidados necessários diante da Covid-19”, comenta Ana Paula Magalhães, Técnica do Núcleo de Saúde da Mulher da SMS-Natal.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.