27/03/2018 | 16:26
Com a proximidade das eleições de 2018, se aproxima também o final dos prazos do calendário eleitoral. Entre eles o fechamento do cadastro. Essas são as últimas semanas para o eleitor que pretende votar, requerer o título, alterar seus dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral. O prazo final será no dia 9 de maio.
Todo eleitor que vote em qualquer município do Rio Grande do Norte e que ainda não fez o cadastramento biométrico, com coleta das digitais, precisa regularizar a sua situação eleitoral, para estar apto a votar nas eleições gerais. É importante que o eleitor não deixe para os últimos dias, para evitar filas. Neste ano o atendimento vai ser limitado a capacidade de atendimento do cartório eleitoral.
Quem precisa regularizar a situação?
Todo o eleitor que ainda não tiver feito o seu cadastramento biométrico e tiver 18 anos ou mais no dia da eleição (7 de outubro), seja para fazer o primeiro título eleitoral (Alistamento) ou para regularizar a situação (títulos cancelados por não ter feito a revisão biométrica ou o eleitor ter deixado de votar em 3 turnos ou mais).
Aqueles eleitores que mudaram de cidade a mais de 3 meses e pretendem votar neste ano no novo domicílio (Transferência).
Onde fazer o cadastramento biométrico?
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve procurar o cartório da Zona Eleitoral em que é ou pretende ser eleitor. O horário de atendimento dos cartórios eleitorais é das 8h às 13h no interior do estado e das 8h às 14h em Natal.
O atendimento também pode ser feito nas Centrais do Cidadão.
Quais os documentos necessários?
Para regularizar a situação eleitoral, fazer transferência ou alistamento, o eleitor deve levar ao cartório:
- Documento de identificação com foto
- Comprovante de residência
- Título antigo (caso tenha)
- Certificado de Alistamento Militar ou Reservista para homens (somente para quem for fazer o 1º Título).