BUSCAR
BUSCAR
Universidade
Matrículas para aprovados na primeira chamada do Sisu se encerram dia 7 de fevereiro
No Rio Grande do Norte, estão abertas 11.780 vagas em quatro instituições públicas de ensino superior; aprovados devem procurar as instituições escolhidas para a efetuar a matrícula
Redação
30/01/2018 | 14:40

Os aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até o dia 7 de fevereiro para efetivar a matrículas em instituições públicas de ensino superior.  No Rio Grande do Norte, estão abertas 11.780 vagas de graduação.

A maior parcela de vagas está aberta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 6.923 entradas. O resultado da primeira chamada do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, na página oficial do programa, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do Ministério da Educação, pelo telefone 0800-616161.

Segundo as regras do Sisu, o candidato selecionado em sua primeira opção de curso só terá essa oportunidade de efetuar sua matrícula. Orientações sobre a documentação exigida e dados como local e horário para seu registro de matrícula são obtidos junto à própria instituição de ensino, que também fica responsável por instruir sobre a possibilidade ou não de o candidato requerer transferência de curso, caso deseje.

Quando selecionado pelo curso indicado como segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula na instituição, o candidato pode pedir que seu nome seja incluído na lista de espera de sua primeira opção.

A participação na lista de espera estará restrita à primeira opção de vaga do candidato. Podem participar da lista de espera os candidatos que não forem selecionados em nenhuma de suas opções na primeira chamada, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.

O candidato que tiver interesse em aguardar uma vaga na lista de espera deve se manifestar no prazo de 2 a 7 de fevereiro, por meio de seu boletim. Como a convocação para a matrícula fica a cargo das próprias instituições, o candidato deve acompanhar, a partir de 9 de fevereiro, os comunicados do estabelecimento que oferta o curso no qual pretende ingressar. A instituição realiza apenas uma chamada para que faça sua matrícula.

Caso já esteja matriculado em sua segunda opção e seja chamado para ocupar uma vaga no de primeira opção, a matrícula da segunda opção é automaticamente cancelada.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC, utilizado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

ProUni

O Ministério da Educação já abriu a consulta para vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Neste ano, serão oferecidas 242.987 bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em 2.976 instituições privadas de educação superior. As inscrições começam em 6 de fevereiro.

O candidato pode fazer a consulta na página do programa na internet.  Os cursos de graduação e sequenciais de formação específica têm início no primeiro semestre de 2018 e o período de inscrições vai de 6 a 9 de fevereiro.

Do total de vagas, 113.863 são integrais, das quais 37.604 são para cursos na modalidade educação a distância. Já o número de bolsas parciais é de 129.124. As bolsas integrais se destinam aos candidatos que possuam renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, enquanto que as parciais para aqueles com renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A consulta da primeira chamada está prevista para 14 de fevereiro, e entre os dias 15 e 23 do mesmo mês os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula. O resultado da segunda chamada, por outro lado, deve ser divulgado em 2 de março, e o período de comprovação de informações para matrícula será de 2 a 9 de março.

Já o prazo de inscrição na lista de espera, para quem não foi selecionado nas duas primeiras etapas será de 16 a 19 de março.

 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.