BUSCAR
BUSCAR
Previsão
Infraestrutura espera encerrar as obras do Museu da Rampa, em Natal, até junho
Novo museu vai contar a importância de Natal para os primórdios da aviação e também a participação da cidade na Segunda Guerra Mundial
Redação
24/01/2020 | 01:02

A Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) espera entregar as obras do Terminal da Rampa e do Museu do Aviador até junho. A obra foi inaugurada em dezembro de 2018, mas inacabada, com apenas 55% de execução dos serviços estruturantes.

Segundo o secretário Gustavo Rosado, o Governo do Estado conseguiu resolver as pendências relacionadas com ajustamentos do contrato. A obra tem custo total de R$ 7,6 milhões em repasses feitos pelo Ministério do Turismo, com contrapartida do Estado de R$ 1 milhão. “A construção esbarrou na falta de recursos e nos diversos ajustamentos da obra. Os problemas foram equacionados e temos até junho para a entregar o equipamento”, disse ele nesta quinta-feira (23), em entrevista ao programa Agora News, da rádio Agora FM (97,9).

Com o término das obras, o local histórico será restaurado e equipado, ganhando novos espaços e passando a ser um complexo cultural estruturado para receber visitantes. O novo Complexo da Rampa terá paisagismo, concepção visual, acústica e questões relacionadas ao patrimônio histórico e museologia, como a restauração da base de hidroaviões de Natal.

O novo museu vai contar a importância de Natal para os primórdios da aviação e também a participação da cidade na Segunda Guerra Mundial – quando a cidade sediou a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos. Na época, quase 20% da população natalense era composta por militares americanos que influenciaram a cultura e costumes locais.

O complexo turístico conta com um museu e o memorial do aviador com área para exposições temporárias e permanentes. O espaço em homenagem aos aviadores que passaram por Natal terá ainda auditório para 126 pessoas, bar temático, estacionamento para 85 carros, lojas de souvenir e píer para contemplação do pôr do sol do rio Potengi, considerado um dos mais belos do Brasil. A área construída é de 13 mil m².

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.