BUSCAR
BUSCAR
Barragem Oiticica

Governo inicia obra de construção da Nova Barra de Santana

Assentamento tem o intuito de compensar a população local que atingida pela perda de sua propriedade
Agora RN
02/09/2016 | 14:12
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) deu início, na última quarta-feira (31), às obras de preparação do terreno (terraplenagem) para receber a construção das edificações de uso institucional e residencial, para reassentamento da comunidade de Barra de Santana, em Jucurutu.
O consórcio vencedor da licitação para execução dessas obras, formado pelas empresas Solo Moveterras Construções e Serviços LTDA e Consbrasil – Construtora Brasil LTDA, está construindo a estrada que dá acesso ao canteiro de obras dos parques urbanísticos, bem como o mapeamento e locação dos terrenos onde serão implantados os loteamentos.
Em paralelo ao início da terraplanagem, a empresa começou o serviço de remoção das interferências às obras do cemitério, com a limpeza da camada vegetal e a retirada de uma cerca de concreto existente. De acordo com o Secretário de Estado do meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, o primeiro equipamento público a ser edificado será o cemitério, uma vez que o antigo se encontra interditado, desde 2013. “Esse foi um dos compromissos que assumimos com a população atingida, nossa expectativa é que dentro de seis meses o novo cemitério já se encontre apto a receber novos sepultamentos” frisa Mairton.
No Plano de Reassentamento da Barragem Oiticica, o Governo do Estado beneficiará Barra de Santana com o intuito de compensar o atingido pela perda de sua propriedade, através da permuta por um novo imóvel ou da respectiva indenização pecuniária. Mais de 86% da população optaram por uma nova moradia e manutenção da estrutura da comunidade.
“Com muito esforço envolvido, mais uma etapa das ações sociais, relacionadas à Barragem de Oiticica, está sendo concretizada. O início dessa obra vai trazer a tranquilidade que a população de Barra de Santana merece” disse o Secretário.
Barra de Santana está localizada na zona rural de Jucurutu e será alagada com a construção da Barragem de Oiticica. A Nova comunidade será construída no local conhecido como Alto do Paiol. Serão 254 lotes residenciais, uma quadra com 10 lotes para o desenvolvimento de atividades não poluentes, equipamentos públicos, centro de comércio e serviços, templo da Igreja Católica, praças urbanizadas e toda a infraestrutura urbana necessária à pavimentação das vias correspondentes.
O Processo de formulação do projeto urbanístico do novo Distrito, assim como a tipologia das casas e dos respectivos prédios públicos e institucionais foi acompanhado pelos moradores. Eles apreciaram e aprovaram cinco modelos de casas, do templo para a Igreja Católica, do Cemitério, Escola, Creche, Posto de Saúde e Sede da Associação de Moradores e o Centro de comércio e serviço. “Tudo foi planejado respeitando a expectativa da população local de, na medida do possível, reproduzir o ambiente da atual vila em seu novo habitat” finaliza Mairton.

Receba as notícias do RN no seu WhatsApp. Basta entrar no canal do Agora RN.

Governo inicia obra de construção da nova barra de santana