BUSCAR
BUSCAR
Contraceptivo
Fórum de Saúde Reprodutiva discute implantação de DIU
Objetivo é incentivar, nas mulheres em idade reprodutiva, o uso do dispositivo como método contraceptivo eficaz
Redação
11/05/2017 | 17:45

Um dos temas debatidos durante o I Fórum de Saúde Reprodutiva do Distrito Sanitário Sul de Natal, promovido nesta quarta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi a implantação do Dispositivo Intra-Uterino (DIU) como método contraceptivo nas unidades de saúde situadas dentro da área de atuação do distrito. Atualmente, cinco unidades fazem o serviço no distrito sul.

“O objetivo é incentivar, nas mulheres em idade reprodutiva, o uso do DIU como método contraceptivo eficaz, visando o acesso à informação e às tecnologias que temos disponíveis hoje no Sistema Único de Saúde (SUS) como métodos reversíveis, assim como os preservativos feminino e masculino, os hormonais injetáveis e orais (pílulas anticoncepcionais) e o diafragma”, explicou Jeane Oliveira, do Núcleo de Atenção à Saúde do Distrito Sanitário Sul.

Ela explicou que o foco foi fixado no DIU porque não existe política direcionada para a implantação dele, encontrado em grande disponibilidade na rede municipal de assistência à saúde. E que, para isso, o Distrito criou um fluxo de atendimento dentro do território para esse serviço, que pode ser realizado nas unidades de saúde de Jiqui, Mirassol, Nova Descoberta, Pirangi e Unidade Mista.

“As unidades que não realizam o procedimento de implantação do DIU irão referenciar as usuárias interessadas para aquelas onde o serviço é feito. Assim, todas as unidades terão uma referência para o serviço de saúde reprodutiva. Pretendemos, também, incrementar a disseminação de informações sobre o DIU e garantir o acesso e a opção de escolha das mulheres pelo método contraceptivo de seu agrado”.

Durante o Fórum, realizado no auditório do Samu Natal, em Dix-Sept Rosado, houve ainda a atualização dos servidores em relação às políticas mais recentes do Ministério da Saúde, apresentação do diagnóstico situacional das unidades do Distrito Sul e a criação de um fluxograma para aprimorar o processo de trabalho nas unidades de saúde tendo como consequências o aprimoramento do processo de trabalho, a ampliação e a qualidades dos serviços ofertados nessas unidades.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.