BUSCAR
BUSCAR
História
Encontro de Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt em Natal completa 75 anos
“Conferência de Natal ou Conferência do Potengi”, como ficou conhecido o encontro, será lembrada com encenação pelas ruas da capital potiguar
Redação
25/01/2018 | 13:01

No dia 28 de janeiro de 1943, os presidentes do Brasil, Getúlio Vargas, e dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, se encontraram em Natal, às margens do Rio Potengi, para definir a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Esse encontro ficou conhecido como a “Conferência de Natal ou Conferência do Potengi”, completará 75 anos neste domingo e será lembrada com a décima encenação desse marco histórico pelas ruas da capital potiguar.

A data está no calendário oficial de Natal há três anos, graças à Lei Municipal nº 6.524, de autoria do vereador Dickson Júnior. “Fui procurado em 2015 pela Fundação Rampa e, de imediato, me prontifiquei a apresentar o projeto de lei. Afinal tem uma grande importância histórica porque marcou a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial”, ressalta Dickson.

O parlamentar reforça ainda que a data é importante não só para Natal, mas para todo o Brasil, uma vez que a partir daí foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), garantindo assim recursos para a consolidação da Companhia Siderúrgica Nacional brasileira e, além disso, foi quando surgiu a aviação de cargas e passageiros do País.

A DATA

A reunião ocorreu em 28 de janeiro de 1943. Voltando da Conferência de Casablanca, que decidiu sobre o caminho a ser seguido pelos aliados, o presidente americano decidiu visitar as instalações militares na região de Natal, que contribuíam principalmente com o envio de aeronaves e suprimentos para os frontes na África e Ásia.

PROGRAMAÇÃO

Há dez anos a cena é remontada pelos integrantes da Fundação Rampa, criada em 2001 para preservar as edificações da antiga base de hidroaviões remanescente do início da década de 40.

Neste domingo, um comboio de veículos antigos e viaturas militares percorrerão as ruas da capital a partir das 10h30. Os participantes seguirão da Rampa – vizinho ao comando do 3º Distrito Naval, em Santos Reis – até a Arena das Dunas, onde acontece uma Exposição sobre a 2ª Guerra Mundial (com fotos antigas de Natal, artigos militares e históricos).  A entrada é gratuita e segue até o meio de março no Arenatur, das 9h às 13h30.

 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.