BUSCAR
BUSCAR
Precariedade
Em Natal, unidades de saúde municipais sofrem com falta de estrutura e medicamentos
Segundo sindicalista, que cita exemplos, servidores do setor “sentem falta de iniciativas da Prefeitura para melhorar as unidades sucateadas da capital'
Rodrigo Ferreira
06/05/2017 | 05:20

As unidades municipais de saúde de Natal estão sofrendo com a falta de estrutura, medicamentos e até mesmo condições de trabalho. Pelo menos é isso que afirma o coordenador geral do Sindicato dos Servidores de Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), Manoel Egídio Júnior, em contato com a reportagem do Agora Jornal nesta quinta-feira 04.

Segundo o sindicalista, os servidores do setor “sentem falta de iniciativas para melhorar as unidades sucateadas da capital, como por exemplo a maternidade Araken Pinto, que só tem um elevador e mesmo assim passou vários dias quebrado”.

Outro ponto questionado por Manoel Egídio Júnior é ausência de iniciativas de incentivo aos servidores, que ‘atualmente é zero’, além de também cobrar pelo calendário de pagamento, hoje inexistente, não só dos responsáveis pela saúde, mas também pelos demais setores do funcionalismo público de Natal.

“Em linhas gerais, o nosso principal questionamento é com a falta de compromisso do prefeito Carlos Eduardo. Hoje boa parte dos servidores está com salários atrasados e a prefeitura não apresenta um calendário de pagamento, o que acaba prejudicando a vida de todo mundo. Sem calendário, não dá para ter planejamento e tudo vai se transformando numa bola de neve”, concluiu.

Em novembro do ano passado, o Sindsaúde deflagrou greve diante da proposta feita, naquele momento, pelo prefeito Carlos Eduardo, de parcelar os salários atrasados dos servidores. Somente em meados deste ano que o movimento grevista foi interrompido após negociação com o executivo municipal. Hoje, os vencimentos seguem atrasados, mas não mais na mesma intensidade que vinham sendo.

NÚMEROS
Atualmente, Natal possuiu 81 unidades municipais de Saúde, segundo as informações fornecidas no site oficial do executivo. Elas estão divididas em cinco distritos sanitários: Sul, Leste, Oeste, Norte I e Norte II. No Sul, existem 12 unidades; no Leste, o número sobe para 20, mesma quantidade identificada no Oeste; já nos distritos Norte, o I possui 12 unidades e o II tem 17 registros.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.