BUSCAR
BUSCAR
Parnamirim
Conceitos e Preconceitos da Adoção são discutidos em audiência na Câmara
Evento marcou a abertura oficial da terceira Semana Estadual da adoção e teve como propositora da ação a vereadora Vandilma Oliveira (PMDB)
Redação
25/05/2017 | 14:10
Com o objetivo de refletir e mobilizar famílias, instituições, simpatizantes da causa e pessoas interessadas em adotar criança ou adolescente, a Câmara de Parnamirim e o Tribunal de Justiça do Rio Grande Do Norte (TJRN), através  da Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ), realizaram na manhã desta quinta-feira (25) uma audiência pública sobre a temática na casa legislativa municipal.

O evento marcou a abertura oficial da terceira Semana Estadual da adoção e teve como propositora da ação a vereadora Vandilma Oliveira (PMDB). “Este é um momento muito especial para a Câmara e para o nosso município, pois estamos mobilizando autoridades em prol dessa temática tão importante que é a adoção – um dos gestos mais especiais que o ser humano pode carregar consigo”, frisou a vereadora, que presidiu a solenidade.

O  juiz José Dantas de Paiva, titular da CEIJ/RN, destacou a importância da Semana Estadual da adoção. “Percebemos a necessidade de refletirmos sobre o tema e de garantirmos esse direito fundamental, pois nós sabemos que ninguém nasce fora de uma família e que é preciso valorizar como um ser”, disse.

Segundo o juiz, atualmente, 15 crianças estão aptas a serem adotadas no Rio Grande do Norte. No Estado, há 180 inscritos com a intenção de adotar. “É preciso vencer a barreira do perfil exigido por algumas pessoas, que desejam adotar apenas crianças com determinadas características, o que prejudica aquelas com mais de sete anos de idade, grupos de irmãos, adolescentes e portadoras de algum tipo de deficiência”, afirma José Dantas de Paiva.

Na oportunidade, mães e filhas adotivas puderam relatar as suas experiências. Franklandia Moreira é mãe de Matheus Henrique. Ela fez um discurso emocionante. “Matheus chegou ao nosso lar com cinco dias de vida. Veio para completar nossa família. É um amor que vai além do DNA, um filho que não nasceu do meu ventre, mas que nasceu das nossas almas. Hoje ele está com um ano e seis meses e tivemos o prazer de concluir o processo de adoção na semana passada”, revelou Franklandia.

Além disso, crianças do grupo de dança da Fundação Parnamirim de Cultura abrilhantaram a solenidade com apresentações baseadas no tema da adoção.

A audiência também contou com a presença do presidente da Câmara, Irani Guedes, os vereadores Betinho da Mala, professora Nilda Cruz e Thiago Cartaxo, a corregedora geral de Justiça no RN, Zeneide Bezerra, a juíza da vara da infância e juventude, Ilná Rosado, juíza da corregedoria geral de Justiça, Fátima Soares, promotora Isabelita Garcia, além da vice-prefeita de Parnamirim, Elienai Cartaxo e secretários municipais.

Programação da 3ª Semana Estadual da Adoção

Além da audiência na Câmara de Parnamirim, No mesmo horário, no Hospital Santa Catarina, Zona Norte de Natal, acontecerá a primeira reunião interinstitucional do projeto “Entregar é Legal”, que visa conscientizar a necessidade da adoção pelas vias legais nos âmbitos das maternidades. A reunião tem como tema “Como Fazer uma Adoção Legal?”.

Também na quinta-feira, às 14h, a Assembleia Legislativa do RN promove audiência pública sobre o tema, com propositura da deputada Cristiane Dantas. Confira o restante da programação:
18h – Palestra “Adoção: conceitos e preconceitos”
Palestrantes: Luiz Schettini Filho e Suzana Sofia Moeller Schettini
Local: Auditório do CTGAS-ER (Av. Capitão-Mor Gouveia – Lagoa Nova) – Natal/RN
26/05
14h – Audiência Pública sobre adoção
Local: Câmara Municipal de Mossoró – Mossoró/RN – propositura da Vereadora Maria Isabel Araújo Montenegro

Programação Cultural
20/05
9h – Manhã no Cinema
(com crianças e adolescentes das unidades de acolhimento institucional)
Local: Cinépolis Natal Shopping (filme “Moana”)
28/05
8h – Caminhada pela Adoção
Local: Parque das Dunas – Natal/RN

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.