BUSCAR
BUSCAR
Coronavírus
Comitê Científico do Consórcio Nordeste lança app para monitorar vírus
Aplicativo pode ser baixado gratuitamente na plataforma Google Play e será uma das principais ferramentas no combate da pandemia na região
Redação
10/04/2020 | 16:13

O Comitê Científico criado pelo Consórcio Nordeste, entidade formada por todos os governadores da região, divulgou em boletim nesta quinta-feira (9) ações e orientações para enfrentamento do novo coronavírus. Entre as novidades está a criação do aplicativo Monitora Covid-19 e de um site do Comitê.

Os dados coletados pelo aplicativo vão gerar informações e mapas sobre como a pandemia desloca-se no território nordestino, locais que possam ter contaminação mesmo sem que haja testes confirmando pessoas doentes, tempo de quarentena, dentre outras informações que servirão de base para tomada de decisões em saúde pública e de atendimento.

O app pode ser baixado gratuitamente na plataforma Google Play e será uma das principais ferramentas no combate da pandemia na região. A busca pode ser feita pelo nome MonitoraCorona. A expectativa é que, em breve, esteja também disponível na Apple Store.

O Monitora Covid-19 será viabilizado progressivamente pelo Consórcio Nordeste para os 57 milhões de habitantes dos nove estados que compõem o grupo e visa suprir falta de testes no mercado, evitar aglomerações em hospitais, orientar recursos médicos para cada localidade, além de garantir a fiscalização adequada do distanciamento social em locais com índices elevados de contaminação.

O app foi desenvolvido por instituições privadas em parceria com o Consórcio Nordeste, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS/FESF-tech).

Site

Também já está no ar o novo site operacional do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, no endereço https://www.comitecientifico-ne.com.br/. O espaço reúne toda a produção do grupo que orienta as decisões de combate à pandemia mundial deste novo coronavírus a partir do conhecimento científico.

Na página estão disponíveis colaborações de pesquisadores e redes de cientistas do Brasil e do exterior. Até sua completa estruturação, as colaborações para o projeto podem ser enviadas para o endereço eletrônico: nicolelis@isb.org.br.

Distanciamento social

O boletim enfatiza, ainda, baseado em evidências disponíveis no Brasil e no restante do mundo, que é preciso manter o distanciamento social e que qualquer flexibilização nesse sentido, atualmente, vai gerar uma tragédia humana sem precedentes no país.

Sobre o comitê

Integrado por representantes de todos Estados da região e assessorados por cientistas e médicos de outras regiões do país e do exterior, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste para o Covid-19 está estudando todos aspectos da pandemia através de nove subcomitês.

O grupo foi criado pelo Consórcio Nordeste, organização que reúne os governadores dos nove estados da região, para auxiliar os chefes de Executivo na tomada de decisões sobre as ações de enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

O Comitê é composto por cientistas e pesquisadores, liderados pelo cientista Miguel Nicolelis e pelo físico e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O indicado pela governadora Fátima Bezerra para representar o RN no grupo é o doutor em Engenharia Elétrica e de Computação, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Onofre Lopes em Natal, Ricardo Valentim.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.