BUSCAR
BUSCAR
Alcoolismo
Alcoólicos Anônimos completa 85 anos de atuação no mundo
Atualmente, A.A. conta com mais de 120 mil grupos, em 186 países, recuperando vidas destruídas pela doença do alcoolismo
Redação
08/06/2020 | 14:13

A Irmandade de Alcoólicos Anônimos (A.A.) comemora seus 85 anos de fundação, neste dia 10 de junho, em todo o mundo. Fundado em 1935, nos Estados Unidos, por um médico e um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque que tinham problemas de alcoolismo, A.A. se expandiu por todos os continentes. Atualmente, conta com mais de 120 mil grupos, em 186 países, recuperando vidas destruídas pela doença do alcoolismo.

No Brasil, a Irmandade de A.A. chegou em 1947. Atualmente, conta com quase cinco mil grupos, em todas as regiões do país. Em 1975, chegou ao Rio Grande do Norte, com a fundação do Grupo Seridó, em Caicó, o primeiro grupo aberto no Estado. Em 1976, chegou à capital, com a abertura do Grupo Natal de A.A., ainda hoje em atividade. Atualmente,  são 24 grupos de A.A., em Natal.

Como funciona a Irmandade de A.A.

O programa de recuperação de A.A. se baseia em três legados – recuperação, unidade e serviço – que norteiam a atuação dos grupos, através de 12 passos, 12 tradições e 12 conceitos. Formada por homens e mulheres, a Irmandade sugere aos seus membros duas atitudes básicas: evitar o primeiro gole de bebida alcoólica por um dia e frequentar assiduamente as reuniões. Com isso, o método é considerado um dos mais eficazes do mundo, por estudiosos e cientistas.

Para se manter simples, A.A. não recebe doações de governos ou instituições externas. Toda a estrutura é mantida com doações espontâneas e anônimas dos próprios membros da Irmandade, como forma de exercer a responsabilidade de manter os grupos abertos, para receber o alcoólico que ainda sofre. O Preâmbulo da Irmandade, lido em todas as reuniões, recomenda: “Nosso propósito é mantermo-nos sóbrios e ajudar outros a alcançarem a sobriedade”.

A.A./RN e o momento da pandemia

A exemplo das outras instituições, os mais de 80 grupos de Alcoólicos Anônimos do RN adequaram o seu funcionamento às exigências dos decretos governamentais referentes à pandemia do Covid-19. Com a suspensão das reuniões presenciais. muitos grupos estão realizando reuniões virtuais, possibilitando aos membros a recuperação que se realiza através da mútua ajuda, com compartilhamento de depoimentos. O Escritório Local sede da Irmandade, situado em Natal, também fechou suas portas, mas mantém a linha de ajuda pelo WhatsApp (84) 98721-2777, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas aos serviços de Alcoólicos Anônimos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.