11/06/2018 | 10:28
Ao percorrer o os sites de ofertas na internet fica claro que, mesmo mais tímidas em relação ao ano passado, as comemorações do Dia dos Namorados, nesta terça-feira,12, segue disputada palmo a palmo pelos comerciantes.
Entre promoções, redes de cinemas entraram na corrida, oferecendo ingressos R$ 12,90 a inteira a semana toda. E um restaurante de Ponta Negra servirá um fondue e chocolate com frutas para duas pessoas a R$ 22,00.
Os motéis não perderam tempo e aparecem reivindicando seu filão de mercado com uma tentadora oferta de economia em dose dupla: pernoite com almoço a menos de R$ 39,00.
“Nesse caso eu não penso duas vezes”, brinca o auxiliar de escritório Jair. Há motéis oferecendo sua suíte máster a R$ 31,90 por três horas, sem almoço.
O motoboy Pedro namora há quatro anos e disse que estará entregando pizzas na noite desta terça-feira. “Depois a gente resolve como vai ficar”, justifica ele com um sorriso amarelo.
Perfumes, cosméticos e maquiagem (19,3% em Natal) lideram as opções de presente, segundo pesquisa da Fercomercio divulgada na semana passada. São seguidas por calçados (9,4%); joias, relógios e acessórios (8,8%); cestas, bombons e chocolates (4,4%); livros (3,8%); flores (3,5%) e, por último, viagem (1,5%). A maioria dos entrevistados (91%) já avisou: vai comprar um único presente.
Em Natal, segundo a pesquisa, o número de consumidores da capital que irão às compras este ano diminuiu 2,4% em relação ao ano passado. Pouco mais de 47,5% das pessoas ouvidas usaram duas justificativas: não terem a quem presentear (50,3%) e, é claro, a falta de dinheiro (25,8%).
Mas se número de pessoas que garantiu ir às compras diminuiu em relação a 2017, os valores de quem resolveu gastar alguma coisa cresceu em média 4%, ficando em tornos dos R$ 124,72.
Quase metade dos natalense (49,4%) anteciparam que farão suas compras nos shoppings da cidade e optarão por locais que ofereçam qualidade, sem se preocupar com os anúncios de descontos e promoções.
Mesmo assim, a maioria deixou claro que não pretende se endividar e a forma de pagamento mais utilizada será o dinheiro (55,4%), seguido do cartão de crédito na forma parcelada (31,2%).
Por outro lado, a mesma pesquisa também antecipou que 62,9% dos consumidores de Natal não pretendem realizar nenhuma compra.
Já 36,3% afirmaram que planejam algum passeio, enquanto 23,8% pretendem sair para almoçar ou jantar em restaurantes.