BUSCAR
BUSCAR
Coluna

Robinson planeja indicar José Dias como primeiro suplente de Styvenson, com respaldo de aliados de Ceará-Mirim

Confira a coluna de Opinião desta quinta-feira 6
Redação
06/02/2025 | 05:15

As eleições 2026 e as convenções partidárias só acontecerão em agosto do próximo ano, mas os debates e algumas articulações estão sendo adiantadas com intuito de ocupação de espaços. Depois que fez as pazes do ex-prefeito Júlio César com o prefeito Antônio Henrique, o deputado federal Robinson Faria já planeja acomodar seu compadre, o deputado José Dias. O decano já anunciou que não concorrerá à reeleição, e vai apoiar Júlio César para a Assembleia Legislativa, numa dobradinha com Robinson para federal.

José Dias fará no próximo ano 87 anos, e o grupo liderado de Robinson planeja colocar ele como primeiro suplente de senador, na chapa que seria encabeçada por Styvenson Valentim (PSDB), que deve concorrer à reeleição. Não interessa ao grupo indicar o mesmo cargo na chapa de Álvaro Dias, mesmo ele sendo do Republicanos, pois hoje não tem segurança de vitória. “Seria uma homenagem a José Dias”, revelou a Coluna Opinião, um aliado do ex-governador. O advogado Alisson Taveira Rocha Leal, hoje é o atual primeiro suplente de Styvenson, mas não será reaproveitado na chapa.

WhatsApp Image 2025 02 05 at 20.08.57
Robinson planeja indicar José Dias como primeiro suplente de Styvenson - Foto: reprodução instagram

MILIONÁRIO

José Dias foi para o PL esse ano, mas combinado entre Robinson e Rogério Marinho poderia assinar no próximo ano, a ficha de outro partido, como o Republicanos, por exemplo, que será comandado por Robinson. Na última eleição, José Dias declarou a Justiça Eleitoral ter R$ 53 milhões de patrimônio declarados. Hoje, ele é o político mais rico do Estado e desbanca qualquer empresário. Para se ter uma ideia, o empresário Flávio Azevedo (PL), primeiro suplente do senador Rogério Marinho, declarou em 2022 um patrimônio de R$ 25 milhões, a metade do de José Dias.

PAZ

Falar em Ceará-Mirim, Júlio César apagou do Instagram o vídeo com a transmissão ao vivo que ele tinha feito na semana passada com críticas ao seu primo, o prefeito Antônio Henrique. Ontem, ele fez um post com Antônio Henrique e um vereador de Alto do Rodrigues, que fechou para deputado estadual com Júlio, articulado pelo primo-prefeito de Ceará-Mirim.

MOVIMENTOS

O ex-prefeito Álvaro Dias esteve na semana passada em Brasília, e manteve contatos com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB) e o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP). Ele vendeu o projeto de ser candidato a governador ou senador, e disse que queria continuar controlando o Republicanos no Rio Grande do Norte. Ao contrário do que assegura Robinson Faria, Álvaro conseguiu renovar a comissão Provisória Estadual até 2026. Será que Robinson conseguirá uma “intervenção” para mudar?

JOGO

Quem voltou em silêncio de Brasília foi o ex-senador José Agripino Maia. Ele deixou a Executiva Nacional do União Brasil ciente que o senador Rogério Marinho (PL) articula sua substituição da direção local do União, e também desarticula o nome do prefeito Allyson Bezerra, como candidato a governador. Agripino é membro da executiva nacional, no posto de secretário-adjunto e conta com o respaldo do vice-presidente, ACM Neto. O Diretório do União Brasil no RN só se vence em abril de 2026. Até lá, não haverá intervenção ou mudança no RN. Será?

COLEGIADO

Na Assembleia Legislativa, os deputados e os partidos já oficializaram a questão dos novos líderes. Dr. Bernardo Amorim assumiu a liderança do PSDB. Gustavo Carvalho novamente será este ano líder do PL. Isolda Dantas permanece líder do PT. Já o bloco parlamentar ‘União Brasil e PP’ anunciou Taveira Júnior como líder e Neilton Diógenes (PP) como vice. O MDB e Solidariedade farão outro bloco, e Luiz Eduardo (SDD), já se declarou líder. Francisco do PT continua líder do Governo Fátima, e Dr. Bernardo passou a ocupar também o cargo de vice-líder na Assembleia.

INDICAÇÃO

Coube ao presidente da FIERN, Roberto Serquiz a indicação de Rayanne Araújo Costa como nova Coordenadora da área de Saúde e Segurança na Indústria do SESI RN. Ela tinha assumido interinamente a Secretaria Municipal de Saúde, após a saída de Leidmar Murr. Rayane também era adjunta da pasta, tanto na gestão Álvaro Dias, como nesses dias de Paulinho Freire.

GUERRA DOS BONÉS

A governadora Fátima Bezerra (PT) aderiu ontem em Brasília ao uso do boné azul com a inscrição “O Brasil é dos brasileiros”. Fátima e governadores do Nordeste posaram para fotos com ministros, durante posse do piauiense Rafael Fonteles, como novo presidente do Consórcio dos Governadores do Nordeste. O boné é o mesmo que foi usado por ministros que foram ao Congresso Nacional para as eleições do novo comando do Senado e da Câmara, no sábado (1º).

PEC para diminuir idade mínima para Senado poderá beneficiar Allyson Bezerra no RN
Confira a coluna de Opinião desta terça-feira 11
11/02/2025 às 05:10
Paulinho Freire: gestão em fase de teste
Confira a coluna de Opinião deste sábado 8
08/02/2025 às 07:49
Robinson não gostou de saber que Álvaro Dias renovou comissão do Republicanos até 2026
Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 7
07/02/2025 às 05:15
Em Brasília, Zenaide Maia já ligou o radar sobre planos de Rogério e Styvenson no PSD
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 05
05/02/2025 às 06:58
Álvaro Dias já notou que direita prefere que ele seja candidato ao Senado em 2026
Confira a coluna de Opinião desta quinta-feira 30
30/01/2025 às 06:54