Nesta sexta-feira, acontece o ato de filiação ao Partido Liberal, na sede da legenda, em Natal. Tudo começa a partir das 15h30, onde os deputados José Dias, Dr. Kerginaldo, Gustavo Carvalho e Tomba Farias, assinam a ficha. Desses parlamentares, somente José Dias não disputará nenhuma candidatura. Aos 85 anos, ele já anunciou que em 2026, encerra sua carreira política.
No pano de fundo das filiações, acontece o lançamento da candidatura do senador Rogério Marinho (PL) ao Governo do Estado. A oposição teme que a indecisão do senador Styverson Valetim (Podemos) faça crescer o nome do jovem e prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), que trabalha nos bastidores sua candidatura a governador. Rogério acumala a função de líder da oposição no Senado, e secretário-geral do PL nacional, ainda ocupa a mídia nacional defendendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), das acusações de liderar e planejar um “Golpe de Estado”.
POLARIZAÇÃO
A candidatura de Rogério Marinho a governador só interessa aos mais radicais bolsonaristas e a esquerda lulista. Os aliados da governadora Fátima Bezerra e do PT vão aproveitar e evitar debater os problemas e soluções do Rio Grande do Norte, para discutir apenas quem é de direita e de esquerda. Ou quem vota em Lula e quem apoia Bolsonaro. O eleitor racional e de centro hoje, preferem nomes como Allyson Bezerra, Styverson Valetim, Álvaro Dias e Walter Alves.
GOVERNADOR
No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, os membros da Corte começam a enchegar a possibilidade do desembargador Ibanez Monteiro, que toma posse como presidente do TJ/RN em janeiro, assumir o Governo do Estado em 2026. É que a governadora Fátima Bezerra renunciando o cargo em abril do ano eleitoral, hoje com essa desaprovação beirando os 70%, nem o vice-governador Walter Alves (MDB) e nem o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) teriam interesses em assumir a cadeira.
PLANOS
Walter Alves e Ezequiel Ferreira sabem se assumirem a cadeira de governador, nenhum familiar de primeiro grau pode concorrer a deputado, por exemplo. Tanto Walter, como Ezequiel ficariam engessados em disputar apenas o cargo de governador, e herdariam os problemas da Governadoria e ainda grande parte da rejeição dos anos que o PT administra o Rio Grande do Norte.
HISTÓRICO
O último desembargador que assumiu por 10 dias o Governo do Estado foi o então presidente do Tribunal de Justiça, Rafael Godeiro, em setembro de 2010. Na época, ele assumiu interinamente o cargo, pois Iberê Ferreira licenciou-se por uma semana para se dedicar à reta final da campanha eleitoral. Neste ano, Iberê perdeu para Rosalba Ciarlini, ainda no 1º Turno, daquele ano.
TRANSFERÊNCIA
Em um movimento desde a campanha municipal, o deputado José Dias tenta transferir suas bases políticas para o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César (PSD), que deixa o cargo em dezembro, e já trabalha para concorrer a Assembleia Legislativa. De todos os prefeitos que apoiaram José Dias em 2022, apenas dois vão seguir com Júlio: Antônio Henrique (Ceará-Mirim) e Edinho (Poço Branco). O resto já fechou com outros deputados.
DESPEDIDA
Ontem, na sessão da Assembleia Legislativa, houve despedida do deputado estadual Isaac da Casca (MDB), que encerrou seu período de 121 dias de mandato exercido em substituição ao deputado Adjuto Dias, licenciado por motivos de saúde e interesses particulares. Com uma história de vida, Isaac relembrou seu passado como ex-dependente químico e trabalhador do ramo da casca da castanha.
CONTAS DE ÁLVARO
A Prefeitura do Natal enviou nota à coluna para esclarecer o andamento no TCE da análise da prestação de contas da gestão de 2019. A prefeitura registra que não há conclusão da Corte sobre as contas e que, no momento, só há um parecer opinativo de técnicos. A prefeitura diz que já apresentou aos técnicos do TCE informações solicitadas e confia que, com isso, vai reverter a situação dentro do próprio tribunal. Segundo a gestão de Álvaro Dias, as questões apontadas pelos técnicos são “meramente formais” e a gestão atual age com “correção” e “transparência” em seus procedimentos contábeis.