O tema da redução da idade mínima para concorrer à Presidência da República e ao Senado ganhou fôlego durante o recesso legislativo e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a mudança foi apresentada na Câmara dos Deputados. O texto de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG), inicialmente associado ao bolsonarismo e visto como uma forma de beneficiar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), conquistou apoio ao centro e atrai políticos jovens que hoje estão impedidos de disputar cargos majoritários.
No Rio Grande do Norte, A PEC pode beneficiar Allyson Bezerra, hoje voltado apenas como candidato a governador. O jovem prefeito de Mossoró, que é engenheiro civil, nas eleições 2026, terá 34 anos e só poderia concorrer ao Governo do Estado, vice-governador, deputado estadual ou federal, pois a legislação exige idade mínima de 35 anos para ser senador.
![PEC para diminuir idade mínima para Senado poderá beneficiar Allyson Bezerra no RN allyson bezerra](https://agorarn.com.br/files/uploads/2025/02/allyson-bezerra-830x468.jpeg)
Atualmente, a idade mínima para disputar o Senado é de 35 anos. Com a PEC, o limite seria reduzido para 30 anos. A proposta também altera as exigências para outros postos: interessados em disputar governos estaduais poderiam se lançar a partir dos 28 anos, enquanto quem tem ao menos 20 anos poderia concorrer aos cargos de deputado federal, estadual e distrital.
VOO
Falar em Allyson Bezerra, o prefeito de Mossoró pegou voo ontem para Brasília. Partoicipa hoje saté a quinta-feira, do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento, coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, ocupará o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Vários prefeitos e prefeitas potiguares também foram.
MENSAGEM
Hoje, a governadora Fátima Bezerra (PT) vai ao plenário da Assembleia Legislativa, ler pela sexta vez, sua mensagem anual. Nos bastidores do Centro Administrativo, Fátima já articula seu nome para concorrer ao Senado, até por exigência do PT Nacional.
MOTIVO
Hoje, a eleição mais importante em 2026, depois da Presidência da República, será a do Senado, que terá em disputa dois terços das vagas e é considerada estratégica por bolsonaristas, diante da oportunidade de emplacar pautas como o impeachment de ministros do STF. O presidente Lula (PT) fala abertamente que troca “cinco governadores por um senador”.
FECAM
O presidente da Câmara Municipal do Natal, Ériko Jácome (PP) será aclamado nesta manhã, como novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN). Até o fim do prazo, o concorrente, Morinha (Tibau do Sul) anunciou desistência da disputa no grupo de whatsapp da instituição. No Agreste, dizem que o vereador não conseguiu sensibilizar mais 40 colegas do Estado, e formar sua chapa.
SAÚDE
O médico Geraldo Pinho, que concorreu a vereador pelo PP de Ériko Jácome, e teve 3.355 voros, agora assume a missão da Saúde na capital. O anuncio foi ontem pelo prefeito Paulinho Freire. Pinho tem experiência no SUS, já atuou em equipes de Saúde da Família e em cargos de gestão hospitalar. Responde agora pelo maior desafio da gestão em Natal.
HERANÇA
O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) publicou atos no Diário Oficial, que acaba mostrando dívidas que herdou do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Nas últimas edições do Diário Oficial, a gestão publicou dezenas de atos em que reconhece ter dívida com fornecedores. Até agora, foram expostas 77 faturas com pagamento não realizado. Os atos reconhecem débitos somados de R$ 75,3 milhões apenas na Secretaria Municipal de Saúde.
CONTAS
O maior débito apontado é com a Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN), que fornece mão de obra de para unidades de saúde. O débito é de mais de R$ 13,6 milhões, referente ao pagamento de outubro. A cooperativa gera faturas todos os meses.