Ainda é cedo para cobrar do novo prefeito de Natal uma postura mais compatível com a que se espera do gestor da maior cidade do Estado. Afinal de contas, é a primeira vez que Paulinho Freire (União) assume um cargo no Executivo. Ele até tem uma larga experiência política, mas apenas no Legislativo (foi vereador, deputado estadual e deputado federal).
Com menos de 40 dias no cargo, Paulinho ainda está aprendendo a governar. É nítido. Mas é preciso observar e apontar as falhas, até para alertar o prefeito sobre a necessidade de corrigir rumos, enquanto é tempo. Faltam foco, planejamento e prioridade na gestão nessa fase inicial. Se o prefeito os tem, não comunicou bem à cidade. Está cedo. O prefeito não só pode, como deve corrigir rapidamente os problemas e procurar demonstrar que há um plano para a cidade em suas mais diversas áreas. É preciso também deixar claro que o prefeito está presente, acompanhando os problemas e encaminhando as soluções.
![Paulinho Freire: gestão em fase de teste Prefeito disse que tudo não passou de uma brincadeira e que considera a capital paraibana uma “cidade-irmã” de Natal / Foto: José Aldenir - Agora RN](https://agorarn.com.br/files/uploads/2025/01/Paulinho-Freire-Prefeito-de-Natal-14-scaled-e1737552208954-830x468.jpg)
Ontem, Paulinho reapareceu após quase uma semana fora de Natal. No fim de semana passado, o prefeito esteve em Brasília, para as eleições de Hugo Motta e Davi Alcolumbre nas presidências da Câmara e do Senado. Depois, teve reuniões na capital federal e seguiu para São Paulo, onde foi flagrado curtindo shows no aniversário de Luiz Carlos, vocalista da banda Raça Negra. A festa foi num bar em São Paulo. Foi muito criticado pela oposição por estar fora da cidade num momento crítico de chuvas.
Na noite desta sexta-feira, após passar o dia em reuniões com seus auxiliares, para discutir ações, Paulinho reagiu às críticas da oposição com bom humor. Nas redes sociais, mostrou uma visita que fez às imediações do ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, que recebeu melhorias na iluminação pública. Foi uma resposta, segundo ele, a quem estava perguntando onde estava o prefeito
COMUNICAÇÃO
O novo prefeito de Natal precisa acordar para a realidade de que, agora, a comunicação precisa ser trabalhada do ponto de vista institucional e, como tal, deve contemplar o conjunto de todas as mídias e veículos da cidade. Não é recomendável a Paulinho Freire se deixar levar nem iludir pela mídia que lhe prestou serviço durante a campanha eleitoral. O prefeito não está mais em campanha e agora, na condição de chefe do Executivo, é preciso se desgarrar dos veículos ligados à extrema direita que fizeram a guerrilha de campanha. Se assim for, a comunicação da prefeitura será diminuta e funcionará apenas dentro de uma bolha, que foi a bolha que votou no atual prefeito.
RETORNO
O prefeito de Natal precisa observar mais quem sabe da sua rotina. Como danado alguém foi “cascaviar” as redes sociais e encontrou o prefeito no aniversário privativo do cantor Luiz Carlos, do grupo Raça Negra? A festa aconteceu no bar Cheia de Manias, em São Paulo, nesta semana, justamente no dia de fortes chuvas em Natal. A primeira- -dama e secretária Nina Souza (Semtas) também foi. E tinham outros potiguares.
SAINDO
O advogado Genildo Pereira informou à Coluna Opinião que fez um “pedido de desligamento” da nova comissão provisória do Republicanos. A pedido do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, presidente da sigla, ele havia sido incluído como vice-presidente estadual. “Comuniquei à direção estadual do Republicanos, solicitando que fosse feita a correção formal dos dados junto aos órgãos competentes”, garantiu.
FILIA WEB
Na verdade, Genildo Pereira, que hoje é assessor do senador Rogério Marinho, foi incluído também como secretário da Comissão Estadual do PL. Ele era, até maio de 2023, consultor da Prefeitura do Natal na gestão Álvaro Dias. E desde fevereiro de 2023, consta como vice-presidente do Republicanos no RN. Qualquer um pode tirar uma certidão no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP3) da Justiça Eleitoral.