Uma fonte da Coluna Opinião na capital federal revelou que a senadora Zenaide Maia está atenta aos movimentos de bastidores dos também senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB), seus adversários, que tentam tomar o controle de seu partido após fusão entre PSD e PSDB (prevista para os próximos meses). Zenaide já anda tirando carta de seguro com o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Mesmo sendo secretário do Governo Tarcísio, em São Paulo, Kassab é uma figura “sem confiança” da família Bolsonaro.
A ampliação da esfera de influência de Kassab no governo paulista incomoda bolsonaristas. Kassab já foi alvo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua lista de transmissão no WhatsApp. Bolsonaro é contra Kassab ser vice do governador Tarcísio, que deve concorrer à reeleição no próximo ano.
No Rio Grande do Norte, Zenaide trabalha essa linha e terá o apoio de Kassab para continuar no PSD e assim concorrer à reeleição e trazer Allyson Bezerra para disputar o Governo do Estado pela sigla. Rogério já minou Allyson no União Brasil e agora estuda um meio de “impedir” seu ingresso no PSD. Daí, a filiação de Styvenson no PSDB, um caminho, após a fusão com o PSD.
![Em Brasília, Zenaide Maia já ligou o radar sobre planos de Rogério e Styvenson no PSD Senadora Zenaide Maia / Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado](https://agorarn.com.br/files/uploads/2025/01/f3049c76-81be-4b57-95bc-a2f05a79fe1d.jpeg)
Comissão
Hoje, o PSD é uma comissão provisória com vigência até maio de 2026. Aliás, quase todo PSD no Brasil é provisório, com exceções de Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraná, Piauí, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Todos com vigência de 2026.
Desarmado
“Estou pronto para continuar trabalhando pelo bem do meu estado e pelo bem do Brasil. Os desdobramentos partidários estaduais (PSDB) nós iremos discutir no tempo certo. Certamente irei conversar com todos, inclusive com o presidente estadual, Ezequiel Ferreira, por quem tenho muito respeito”, disparou ontem o senador Styvenson Valentim através de sua assessoria de imprensa.
Mantido
“Ezequiel já tem o comando, porque tem diretório, e os diretórios são figuras jurídicas com segurança jurídica. Então não há o que se discutir”, declarou o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, sobre o futuro da direção partidária no Estado. Perillo lidera as pesquisas para governador do Goías, como mostrou recentemente a Genial/Quaest.
Ausência
A governadora Fátima Bezerra não foi ontem à Assembleia Legislativa fazer a leitura anual, pois pegou voo para Brasília. Hoje, ela participa, ao lado dos governadores do Nordeste, do ato de posse do novo presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PT-PI), que assume o cargo que era de Fátima.
Prestígio
Estarão hoje prestigiando a posse do governador do Piauí os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). A posse do novo presidente do Consórcio Nordeste acontece às 11h, no auditório do 15º andar da sede do Banco do Brasil, em Brasília.
Assasinato
Prefeito por duas vezes de São Pedro, na região Potengi, Miguel Cabral teve polêmicas com a Polícia Civil e a Polícia Militar. Além da acusação de assassinato contra um membro da família, ainda tem um filho preso em operações contra o crime organizado.
Quem é pamonha?
O suposto assassino do ex-prefeito de São Pedro, que chegou a ser citado por Miguel Cabral, era um “destacado” traficante de drogas em Natal. Pamonha é o apelido de Gilson Miranda Silva, um dos dois investigados pela operação Medellín, segundo o portal G1/RN. Segundo o Ministério Público do Estado, Pamanha recebeu ajuda de policial e advogada para driblar Justiça, em 2016.