O governador Robinson Faria fez um apelo nesta quarta-feira (02) à sociedade norte-riograndense para que todos se unam no combate ao mosquito aedes aegypti. O pedido foi feito durante reunião na Escola de Governo, com a presença do secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Ricardo Lagreca, prefeitos, técnicos, Forças Armadas, UFRN e representantes da sociedade civil organizada, como associações comunitárias, Igreja e entidades médicas.
O mosquito aedes aegypti é o mesmo que transmite doenças como a dengue, a febre zika, chikungunya, síndrome de Guillain-Barré e até a febre amarela.
![[vÍdeo] governador pede união da sociedade para combate ao mosquito da dengue](https://agorarn.com.br/files/uploads/2015/12/governador-robinson.jpg)
O zika vírus, também transmitido pelo mosquito, tem sido apontado como o principal responsável pelas centenas de casos de microcefalia registrados no Brasil e no mundo, conforme reconheceram oficialmente, pela primeira vez, a Organização Mundial de Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde. As entidades emitiram nesta terça-feira (02) um alerta global sobre a epidemia de zika vírus.
Só no Rio Grande do Norte, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do RN, já foram registrados 79 casos de microcefalia.
“A essência desse encontro é essa união necessária, essa pactuação que tenhamos a partir de hoje para combater esse mosquito da dengue que veio agora com essa modalidade nova, a zika, responsável pela microcefalia”, disse o governador.
Receba as notícias do RN no seu WhatsApp. Basta entrar no canal do Agora RN.