BUSCAR
BUSCAR
Economia

Após decisão da Suprema Corte dos EUA, Lula defende cautela do Brasil diante do tarifaço de Trump

Presidente afirma que governo agiu corretamente ao evitar confronto direto e diz esperar tratamento igualitário dos Estados Unidos após revés judicial
Agora RN
22/02/2026 | 08:22

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na madrugada deste domingo 22, que o Brasil adotou a postura correta ao agir com cautela diante do aumento de tarifas anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A declaração ocorreu após a Suprema Corte dos Estados Unidos decidir que Trump extrapolou sua autoridade ao impor um amplo pacote de tarifas sobre importações de quase todos os parceiros comerciais do país.

Lula india
Luiz Inácio Lula da Silva fala a jornalistas durante agenda oficial na Índia Foto: Reprodução

Segundo Lula, parte das medidas já havia sido revista pelo próprio governo americano e, agora, a decisão judicial contrariou a tese defendida pelo presidente dos EUA. Ele afirmou ainda que não cabe a ele julgar decisões da Justiça de outro país.

Após a determinação da Corte, Trump anunciou a elevação das tarifas globais de 10% para 15%.

Em coletiva em Nova Delhi, na Índia, Lula disse esperar que os Estados Unidos passem a adotar tratamento igualitário com todos os países. O presidente brasileiro afirmou que o Brasil não deseja uma nova Guerra Fria nem pretende estabelecer preferência por nações específicas, defendendo relações equilibradas e baseadas na reciprocidade.

Este é o último dia da viagem oficial de Lula à Índia. Na sequência, ele seguirá para a Coreia do Sul. Durante a agenda no país asiático, Brasil e Índia firmaram seis memorandos de entendimento nas áreas de saúde, tecnologia, pesquisa científica e comunicações, além de um documento inédito de compromissos sobre minerais críticos e terras raras.

Encontro com Trump

Lula voltou a mencionar a reunião prevista com Donald Trump em março. De acordo com o presidente, a pauta será mais ampla do que a discussão sobre minerais críticos e terras raras.

Ele afirmou que pretende colocar todos os temas na mesa de negociação e indicou que também abordará assuntos como a situação dos brasileiros que vivem nos Estados Unidos e investimentos americanos no Brasil. Lula declarou ainda que a relação entre os dois governos voltou a ser “civilizada” e “respeitosa”.

Fontes da diplomacia brasileira ouvidas pela GloboNews apontam que o Brasil pretende priorizar três temas no encontro: combate ao crime organizado, continuidade das negociações sobre produtos brasileiros ainda afetados pelo tarifaço e a situação na América Latina.

Interlocutores do Palácio do Planalto avaliam que a conversa presencial entre os dois presidentes será importante para reorganizar e fortalecer a relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos.

Receba as notícias do RN no seu WhatsApp. Basta entrar no canal do Agora RN.