A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta sexta-feira 28, dois mandados de busca e apreensão em Natal, no Rio Grande do Norte, dentro da Operação Fake Road, que apura suspeitas de desvio de recursos destinados à pavimentação de rodovias financiadas por emendas parlamentares.
Segundo a PF, há indícios de atuação de servidores públicos e representantes de empresas privadas “em possível organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, com prejuízo estimado em mais de R$ 22 milhões”. Os contratos investigados foram firmados pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

A investigação começou após a Controladoria-Geral da União identificar, em auditorias, possíveis irregularidades, como superfaturamento, execução parcial ou inexistente dos serviços, medições fraudulentas e favorecimento de empresas contratadas.
Ao todo, 11 mandados estão sendo cumpridos, sendo nove em Fortaleza, no Ceará, e dois em Natal. A PF informou que apreendeu cinco veículos, três deles de luxo, além de R$ 22 mil em espécie.
As medidas determinadas pela Justiça incluem pedidos de bloqueio judicial de bens e valores, indisponibilidade de imóveis e veículos, busca pessoal e veicular, além de quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dos investigados.