BUSCAR
BUSCAR
Cultura

13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos termina com o longa “Um filme de verão”

No último dia de evento, filme será disponibilizado também on-line no formato streaming
Redação
19/04/2024 | 17:37

No terceiro e último dia de apresentações da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, o público que compareceu ao auditório do Complexo Cultural Rampa conferiu o premiado longa-metragem “Um filme de verão”, com sessão livre, classificação indicativa 14 anos, acessibilidade através de legenda para surdos e ensurdecidos, e libras. O filme será disponibilizado também on-line no formato streaming. A obra foi vencedora da 22ª Mostra de Tiradentes e recebeu o prêmio Helena Ignez 2019, oferecido pelo Júri da Crítica a um destaque feminino da Mostra.

Dirigido por Jô Serfaty, professora de direção do Filmworks e do curso de Cinema da Academia Internacional de Cinema (AIC), o filme é sobre quatro jovens da periferia carioca de Rio das Pedras que, durante as férias escolares, enfrentam um verão de 40 graus. Imersos nos fios emaranhados que cobrem o céu da favela e os súbitos apagões, estes adolescentes buscam saídas inventivas para escapar de uma cidade em crise. O longa foi vencedor da 22ª Mostra de Tiradentes. Recebeu o prêmio Helena Ignez 2019, oferecido pelo Júri da Crítica a um destaque feminino.

Foram três dias do festival com o tema "Vencer o ódio, semear horizontes" / Foto: Auana Câmara
Foram três dias do festival com o tema "Vencer o ódio, semear horizontes" / Foto: Auana Câmara

Foram três dias de exibições com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, explorando o papel do cinema na defesa dos direitos humanos em um cenário de reconstrução nacional, este ano a iniciativa mergulha na diversidade temática e regional do cinema em prol dos direitos humanos, sendo a produção do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF-Niterói, em parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Para essa edição potiguar, conta com a organização das equipes da Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte e da Fundação José Augusto.

De acordo com a Secretária Extraordinária de Cultura, Mary Land Brito, após cinco anos a Mostra voltou a ser realizada com alegria e um tema importante a ser debatido. “Abordamos os direitos humanos com a linguagem audiovisual, familiar aos jovens, que são mais estimulados a assistir do que a ler. Então, nesses três dias recebemos estudantes de escolas públicas para contribuir com a educação deles, pois através do cinema a gente oferece entretenimento e informação”, disse ela, acrescentando:

“A intenção é democratizar o acesso a bens culturais. E aqui todos puderam assistir de forma gratuita, adolescentes, jovens, professores e qualquer pessoa, o que faz com que haja convivência entre pessoas de diferentes idades. Tivemos, inclusive, um bom público de pessoas surdas, assistindo filmes junto com ouvintes. Isso é inclusão de fato. Indivíduos frequentando o mesmo lugar. Porque cultura é para as pessoas, não importa como elas são”.

Na sequência, o diretor da Fundação José Augusto (FJA) avaliou como um sucesso a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos. “As comunidades atenderam ao chamado da equipe que organizou o evento, professores interessados, escolas mobilizadas, realizadores do audiovisual marcaram presença e o resultado foi uma linda plateia. Enfim, os envolvidos entenderam que quando se faz educação faz cultura e quando se faz cultura produz educação. Estão todos de parabéns e que venham as próximas edições”, comemorou.

O produtor audiovisual Nelson Marques ressaltou a iniciativa dos governos Federal e Estadual de unir cinema, direitos humanos e educação. “Com o desaparecimento dos cinemas de rua, o acesso aos filmes ficou ainda mais difícil, porque para conseguir assistir alguma coisa as pessoas têm que frequentar shopping. E shopping é uma barreira social. Diante disso, a exibição de produtos audiovisuais, através da gestão pública, é uma maneira de quebrar barreiras. E quando envolve a educação com temas urgentes da sociedade, fica ainda melhor”.

Confira a atração do último dia:

Exibição: 09h-11h

Sessão Frutos 1

Filme | aproximadamente 1 hora e 35 minutos

Um Filme de Verão, 95 min, 14 anos

Direção: Jo Serfaty Produção: Julia Motta

Direção de Fotografia: Pedro Pipano

Elenco: Caio Neves, Ronaldo Lessa, Karollyane Rabech, Junior Souza, Barbara Marques

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Programa “Mossoró Limpa” chega ao conjunto Parque das Rosas
Necessidade da intervenção decorreu da acumulação preocupante de lixo, entulhos e resíduos
18/05/2024 às 17:00
Criança sofre traumatismo craniano após queda de bicicleta e é transportada em helicóptero a Natal
Criança foi de Caicó a Natal com auxílio do helicóptero Potiguar 02
18/05/2024 às 16:29
Operação conjunta resgata adolescente vítima de exploração sexual em Parnamirim
Dois homens foram presos pelo crime de exploração sexual de adolescente
18/05/2024 às 14:04
Concurso da Guarda Municipal de Parnamirim acontece neste domingo
Certame vai ampliar o número de servidores da Guarda Municipal na cidade, contribuindo para a segurança pública
18/05/2024 às 13:52
Governo do RN forma 131 novos oficiais da Polícia Militar
É a primeira turma de oficiais combatentes formada desde o último concurso realizado em 2005; ação fortalece a segurança pública do estado
18/05/2024 às 12:58
VÍDEO: Mulher retira cones de faixa exclusiva para pedestres e ciclistas em Mossoró
A faixa exclusiva foi implementada pela Prefeitura de Mossoró para garantir a segurança de pedestres e ciclistas
18/05/2024 às 11:50
Obras de recuperação de rodovias estaduais iniciam pela RN 117
Além da RN 117, o lote 1 também irá recuperar a RN-015, entre Mossoró e Baraúna
18/05/2024 às 11:35
Praia de Ponta Negra volta a ser própria para banho, aponta boletim
Praia de Nísia Floresta, Areia Preta e Redinha continuam imprórpias, segundo o boletim
18/05/2024 às 11:06
Mossoró apresenta atrações musicais da Festa do Bode 2024
Confira as atrações da Festa do Bode 2024, em Mossoró
18/05/2024 às 10:11
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.