BUSCAR
BUSCAR
Segurança pública

Governo do RN forma 131 novos oficiais da Polícia Militar

É a primeira turma de oficiais combatentes formada desde o último concurso realizado em 2005; ação fortalece a segurança pública do estado
Redação
18/05/2024 | 12:58

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) promoveu nesta sexta-feira 17 a formatura de 131 novos aspirantes do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A cerimônia aconteceu na Academia de Polícia Militar Coronel Milton Freire, com a presença do governador em exercício, Walter Alves. Esta é a primeira turma de oficiais combatentes formada desde o último concurso realizado em 2005.

Os aspirantes de 2024 constituem a 10ª turma formada na Academia de Polícia Militar e a 21ª turma da PMRN, designada este ano de “Turma Centenário do Coronel Milton Freire de Andrade”, em homenagem ao coronel do Exército Brasileiro e ex-comandante geral da PMRN. O curso contou com uma carga horária total de 2.580 horas-aula, iniciado em março de 2023 e com duração de 14 meses.

WhatsApp Image 2024 05 17 at 20.18.39
Formandos da turma deste ano são os primeiros que ingressaram a partir da Lei Complementar 683 de 2021. Foto: Governo do RN

Os formandos da turma deste ano são os primeiros que ingressaram a partir da Lei Complementar 683 de 2021, que extinguiu a diferenciação por sexo para entrada de soldados e oficiais na corporação. “Isso representa um avanço significativo para a nossa sociedade no sentido de promoção da igualdade de gênero”, disse o governador em exercício.

Durante seu discurso, Walter Alves afirmou que, mesmo enfrentando dificuldades financeiras, o governo do Rio Grande do Norte tem trabalhado para promover melhorias na área da segurança pública. Desde 2019, a Polícia Militar retomou a abertura de concursos públicos.

Em 2020, o primeiro concurso chamou 1.014 novos policiais militares. Em dezembro de 2021, o segundo concurso formou 290 policiais, sendo 197 mulheres. Outros concursos ofereceram 78 vagas para oficiais na área da saúde. Além disso, há a turma dos 131 oficiais que se formaram nesta sexta-feira.

“O atual governo sabe a importância da segurança pública. Temos plena consciência de que concursos, promoções, investimentos, equipamentos e formação geram resultados,” afirmou o governador em exercício.

Durante a solenidade, os 131 novos oficiais foram declarados aspirantes. A partir de agora, todos estão aptos a exercer suas funções na fiscalização do policiamento ostensivo e fortalecer as unidades operacionais e especializadas da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

“Estamos aqui com os declarados aspirantes a oficiais de 2024, que, após 19 anos, estão prontos para trabalhar em prol da sociedade potiguar. Quero agradecer imensamente à governadora do Estado, Fátima Bezerra, pela oportunidade, confiança e dedicação em autorizar o início do concurso e agora a declaração de aspirantes,” disse o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior.

Além da formação dos oficiais, a solenidade também laureou o melhor aluno entre os concluintes. Na ocasião, a premiada foi Giulianny Ingrid da Costa, de 28 anos, natural de João Pessoa (PB). O ingresso nas carreiras militares sempre foi um sonho de infância dela, que trouxe toda a família para prestigiá-la.

“É uma emoção indescritível, principalmente porque é uma medalha que reconhece o mérito intelectual e o esforço. Não foi fácil, mas estou realizando um sonho, é mais do que eu esperava. Uma classificação que jamais imaginei na minha vida, é um orgulho ter recebido essa medalha. E agora, com o nosso poder, integrando a corporação,” disse ela.

Já formada e com a medalha Tiradentes no peito, para o orgulho do pai, o professor público Edson Araújo da Costa, a nova oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Norte diz que não vê a hora de contribuir com a sociedade. “Após um ano e dois meses de curso, a sensação que todos estão sentindo aqui é de gratidão a Deus por ter dado certo. Os novos oficiais vêm para somar e proteger a sociedade,” encerrou.

Participaram da solenidade de formatura, além de oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e familiares dos aspirantes formados, o dispositivo de autoridades foi formado pelo secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, bem como o procurador geral do Estado, Antenor Roberto. Também estiveram presentes, representando a Câmara Federal o deputado sargento Gonçalves e o deputado estadual Coronel Azevedo, representando a Assembleia Legislativa; o desembargador Amílcar Sobrinho, presidente do TJRN, e o desembargador Expedito Ferreira, presidente do TRE. Estiveram presentes ainda o vice-almirante Alexandre Reis Leite, comandante do 3º Distrito Naval, além de outras autoridades da Forças Armadas.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Concurso do Idema será retomado para preenchimento de vagas efetivas
A necessidade atual do Idema corresponde à criação dos cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e de Fiscal Ambiental
12/07/2024 às 16:25
Avenida Café Filho, na Praia do Meio, será bloqueada neste sábado
Avenida será fechada das 13h às 21h para realização de um evento cultural
12/07/2024 às 16:24
Detran e Exército Brasileiro devem firmar Termo de Cooperação Técnica
Pauta foi tema de reunião entre o diretor-geral do Detran, Victor Hugo Fernandes, e o comandante do 1ºBEC de Caicó, Tenente-coronel Sávio Araújo
12/07/2024 às 14:07
Homem é preso suspeito de crime ambiental e tráfico de drogas no interior do RN
Policiais civis apreenderam no imóvel pés de maconha, uma espingarda de chumbinho, aves silvestres abatidas e uma motocicleta
12/07/2024 às 13:54
Projeto de criação da Secretaria de Cultura vai a plenário na ALRN nesta terça
Projeto da criação da Secretaria de Cultura do estado vai para a última etapa na Assembleia Legislativa do RN
12/07/2024 às 13:24
Farmácias lançam seleção relâmpago para 37 vagas de emprego no RN; confira
Chamada de ‘Recrutamento do Coração’, iniciativa conta com 37 vagas em todo o estado
12/07/2024 às 12:56
Emparn lança cartilha sobre cultivo de palma forrageira durante a Festa do Boi
Documento é uma importante ferramenta na difusão de tecnologias que vão ajudar o homem do campo a conviver com o semiárido
12/07/2024 às 12:37
Exposição ‘Caboclos’ é aberta para visitação gratuita no Sesc Mossoró
Instalação acontece no dia 15 de julho e obra pode ser visitada até 16 de agosto
12/07/2024 às 12:14
Polícia Civil devolve mais de 100 celulares recuperados em Parnamirim
A "Operação Greed", que ainda está em andamento, recuperou cerca de 200 celulares em 2024
12/07/2024 às 11:41