A capital potiguar está recebendo melhorias tanto para o bem-estar dos moradores quanto para os turistas, dentro de um projeto de modernização nas quatro regiões da cidade. A Prefeitura do Natal investe, atualmente, na revitalização de seis praças e planeja reformar mais três em breve.
Dentro do contexto de dotar a cidade de espaços públicos de lazer, integração, prática esportiva e recreação, a gestão municipal recupera as praças Matriz (Candelária), Pedro Velho (Petrópolis), Monte Belo (Neópolis), Serra do Araguaia (Soledade), Beijoqueiros (Bom Pastor) e Passo da Pátria (Passo da Pátria). Constam ainda no projeto futuro de revitalização as praças Pousada Brasil (Capim Macio), Paranaguá (Santarém) e Jiqui (Pirangi).

A Praça Pedro Velho tem um destaque maior por ter grande valor histórico para a cidade. Ela receberá novo piso, com demarcação de pista de caminhada. Outros equipamentos darão destaque ao espaço, como parque infantil lúdico, playground, um mini-anfiteatro, palco para apresentações coberto e uma nova área de convivência coberta. A praça terá ainda novo mobiliário urbano, bancos, acessibilidade, paisagismo, espaço para quiosques e iluminação em LED. A licitação foi realizada e as obras já estão em fase inicial. O investimento é de R$ 2 milhões e o prazo de entrega é até maio.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura entregou a praça Abel de Menezes Lira, no bairro do Tirol, com equipamentos modernos e funcionais para a prática de atividades físicas, passeio com piso novo e acessibilidade para pessoas com deficiência, além de paisagismo com plantas novas e bancos de concreto. Foram instalados lixeiras, bicicletário e alameda com iluminação de LED. Os idosos que frequentam a praça ganharam uma Academia da Terceira Idade (ATI), as crianças foram contempladas com um parquinho de madeira de eucalipto e os cães e gatos com um espaço PET.
Ao todo, são 270 praças espalhadas pelas quatro regiões da capital potiguar. “Há quatro anos, o prefeito Álvaro Dias determinou a recuperação de praças, alamedas, equipamentos esportivos e outras áreas de convivência. A Semsur vai dar continuidade aos objetivos da atual gestão, que nada mais é que revitalizar o máximo de equipamentos possíveis, sempre priorizando o bem-estar da população”, disse Irapoã Nóbrega, titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), ao AGORA RN.
Praças de pequeno e médio porte fazem parte de um contrato global. Fazendo uma estimativa, as obras têm um valor médio de R$ 300 mil cada. Já os equipamentos maiores, como a Praça Pedro Velho, são obras com necessidade de licitação individual. De 2020 até agora, 46 praças foram revitalizadas.
Parques e alamedas
Natal conta com três parques sob administração da Prefeitura. São eles: Parque Ecológico de Capim Macio, Parque da Cidade e Bosque das Mangueiras. O primeiro é administrado pela Semsur e os dois últimos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O Parque Ecológico de Capim Macio foi entregue à população em agosto do ano passado, com um espaço arborizado, ambiente para a prática esportiva e convivência. O Parque ganhou sistema de iluminação em LED de alta eficiência, quadra poliesportiva com arquibancada, pista de cooper de 400 metros, alameda para a prática de caminhadas, playground, bicicletário, centro de convivência com pátio para eventos, oficina para cursos e práticas de atividades manuais e conselho comunitário.
Ele possui ainda calçada com rampas de acesso e vagas de estacionamento distribuídas no entorno do equipamento, além de ter uma flora diversificada, mas com espécies predominantes, como cajueiros, mangabeiras, juremas pretas e craibeiras, possuindo ainda pitangueiras, tamarineiras e Jambeiros. Conforme informou a Semsur, estão previstas melhorias em breve – como a inclusão de um Espaço Pet e mais um parque infantil.
Atualmente, a cidade conta com 36 alamedas de LED. A Semsur afirmou que trabalha de maneira integrada com outras secretarias para a implantação de alamedas. À medida que os equipamentos públicos vão sendo revitalizados, uma vez constatada a viabilidade de implantação, novas alamedas são implantadas – sejam elas em praças ou em vias públicas.
Reformas e revitalizações de praças (2020 – 2021 – 2022)
- 1. Praça Augusto Leite (Tirol)
- 2. Praça São Camilo de Lelis (Lagoa Nova)
- 3. Praça Dom Adelino Dantas (Neópolis)
- 4. Praça das Mães Zilda Arns (Lagoa Nova)
- 5. Praça Joaquim Eufrásio da S. Júnior (Jiqui)
- 6. Complexo Esportivo e Cultural – área de lazer (Panatis)
- 7. Espaço Jesiel Figueiredo (Lagoa Azul)
- 8. Praça Desembargador Norton Chaves (Potilândia)
- 9. Praça Aristófanes Fernandes – Das Flores (Petrópolis)
- 10. Praça Nova Natal – Aboio (Nova Natal)
- 11. Praça Ecológica Gringos (Ponta Negra)
- 12. Praça João XXIII (Mãe Luiza)
- 13. Praça da Bíblia (Soledade II)
- 14. Praça Marcílio Dias (Bairro Nordeste)
- 15. Praça Deputado Patrício Neto (Dix-Sept Rosado)
- 16. Praça Ney Aranha Marinho (Tirol)
- 17. Praça da rua Maxaranguape (Tirol)
- 18. Praça Guarujá (Lagoa Azul)
- 19. Praça Francisco Roberto de Oliveira (Felipe Camarão)
- 20. Praça Ecológica de Santana (Capim Macio)
- 21. Praça Cristo Rei (Conjunto Pirangi)
- 22. Praça Raimunda Teixeira (Lagoa Nova)
- 23. Praça Almirante Gonçalves (Alecrim)
- 24. Praça Alagamar (Alagamar)
- 25. Praça do Chafariz (Lagoa Seca)
- 26. Praça Central de Neópolis (Neópolis)
- 27. Praça Passeio das Rosas (Mirassol)
- 28. Praça Juscelino Kubitschek (Pitimbu)
- 29. Praça Henrique Carloni (Ponta Negra)
- 30. Praça Mãe Peregrina (Cidade Satélite)
- 31. Praça Vovó Gurgelita (Lagoa Azul)
- 32. Praça dos Navegantes (Redinha)
- 33. Praça São Vicente de Paula (Igapó)
- 34. Praça Hélia de Barros (Igapó)
- 35. Praça Manoel Milton Ribeiro (Lagoa Nova)
- 36. Praça Pureza Moura (Lagoa Nova)
- 37. Praça Santa Paula Francinete (Felipe Camarão)
- 38. Praça Muriaé (Potengi)
- 39. Praça do Cruzeiro (Vila de Ponta Negra)
- 40. Largo Acrísio Freire (Rocas)
- 41. Parque Ecológico de Capim Macio (Capim Macio)
- 42. Praça Abel de Menezes Lira (Tirol)
- 43. Praça da Rua Dr. Paulo Viveiros (Petrópolis)
- 44. Praça da Rua dos Canários (Cidade Satélite)
- 45. Praça Otávio Garcia (Igapó)
- 46. Praça da Liberdade (Candelária)