BUSCAR
BUSCAR

França quer proibir que empresas de tecnologia criptografem seus dados

Projeto de lei República Digital deve ser debatido e aprovado nesta semana
Redação - UOL
12/01/2016 | 14:00

O parlamento da França está considerando aprovar uma lei que proíbe que empresas de tecnologia usem a criptografia para proteger o acesso do governo aos seus dados. A criptografia consegue “embaralhar” os dados para que somente as pessoas autorizadas consigam decifrá-los.

O projeto de lei República Digital deve ser debatido e aprovado nesta semana, junto com cerca de 400 alterações. A mudança que propõe a interrupção da criptografia é uma resposta aos ataques terroristas em Paris no ano passado, ainda que os criminosos tenham usado métodos comunicações não protegidos.

França quer proibir que empresas de tecnologia criptografem seus dados

De acordo com defensores e ativistas da segurança na rede, a medida pode trazer sérias consequência. Analistas apontam que as empresas de tecnologia não podem acabar com uma parte crucial de privacidade e segurança online.

“Deixe-me ser claro: enfraquecer a criptografia vai trazer danos às pessoas que estão usando a tecnologia pela razão certa”, explicou Tim Cook, CEO da Apple, em uma entrevista no ano passado.

A nova lei francesa elogia o papel da criptografia para proteger os dados do usuário, mas critica o fato de que ela pode impedir a ação do Estado. “O objetivo é evitar que os sistemas de criptografia individuais atrasem o avanço de uma investigação”, afirma o projeto.