BUSCAR
BUSCAR
Esportes

Ítalo Ferreira assume liderança do campeonato mundial de surfe em etapa na Oceania

Potiguar conquista etapa da Nova Zelândia com show de aéreos e ultrapassa Gabriel Medina no ranking de 2026
Redação
26/05/2026 | 05:38

O surfista potiguar Ítalo Ferreira conquistou neste domingo 24, o título da etapa da World Surf League na Nova Zelândia e assumiu pela primeira vez a liderança do ranking da temporada 2026 do Championship Tour (CT), principal circuito do surfe mundial.

Na decisão disputada em Raglan, Ítalo derrotou o australiano Morgan Cibilic por 17.50 a 15.80 em uma bateria marcada pelo uso recorrente de manobras aéreas, especialidade do brasileiro. O triunfo representou o 11º título da carreira do campeão olímpico e mundial em etapas do CT.

Ítalo Ferreira
Potiguar Ítalo Ferreira, campeão mundial e olímpico, de um show de manobras aéreas arrojadas e conquistou título da etapa do mundial de surf na Nova Zelândia - Foto: Reprodução/Redes sociais

“Estou amarradão em ganhar esse campeonato em uma esquerda. Eu pensei desde o começo que essa seria a minha competição. Era hora de colocar toda minha energia nesse evento”, afirmou Ítalo após a vitória.

O brasileiro, de 32 anos, chegou à etapa ocupando a oitava colocação no ranking e ultrapassou o tricampeão mundial Gabriel Medina, agora terceiro colocado. O vice-líder da temporada passou a ser Miguel Pupo, enquanto Yago Dora ocupa a quarta posição, consolidando um top 4 inteiramente formado por integrantes da chamada Brazilian Storm.

O título foi o primeiro de Ítalo na temporada. Até então, seu melhor resultado havia sido uma semifinal em Margaret River, na Austrália.

O caminho até a final incluiu vitórias consecutivas sobre Miguel Pupo, nas quartas de final, e Yago Dora, na semifinal. Contra Yago, a bateria foi interrompida por cerca de quatro horas após um fotógrafo da WSL ser atacado por um animal marinho.

O australiano Ed Sloan, fotógrafo oficial da liga, sofreu o incidente durante a disputa. A organização retirou imediatamente os surfistas do mar com auxílio de jet-ski após a identificação do animal, sem confirmar se se tratava de um tubarão ou leão-marinho.

Após a retomada da semifinal, Ítalo conseguiu reverter a disputa com uma sequência de notas altas. O potiguar recebeu 7.83 e 7.27 para fechar a bateria em 15.10 contra 12.33 de Yago Dora.

Na decisão, o campeão olímpico apostou novamente nos aéreos para construir a vitória. Em algumas ondas, conseguiu encaixar duas ou três manobras aéreas consecutivas, alcançando notas 9.33 e 8.17.

No circuito feminino, a havaiana Carissa Moore venceu a americana Sawyer Lindblad por 17.90 a 16.67 e conquistou o título da etapa. A brasileira Luana Silva, eliminada nas oitavas de final, perdeu a liderança do ranking e caiu para a segunda colocação.

Após a etapa da Oceania, o Championship Tour seguirá para El Salvador, onde ocorrerá a disputa de Punta Roca entre os dias 5 e 15 de junho. Na sequência, o circuito desembarca em Saquarema para o Rio Pro, etapa brasileira do CT, marcada para 19 a 27 de junho.