Com o objetivo de preparar estudantes em situação de vulnerabilidade econômica para o Enem, movimentos sociais criaram um curso preparatório com aulas a partir deste sábado 23. O curso, chamado Cursinho Popular Dona Militana, é gratuito e vai atender estudantes de escolas públicas da capital. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.
As aulas acontecerão todos os sábados das 9h às 12h na Escola Estadual Professor Luiz Soares, no bairro de Dix-sept Rosado, zona Oeste de Natal. O curso vai oferecer aulões de todas as disciplinas exigidas pelo Enem, ministradas por professores da rede pública e privada de Natal de maneira voluntária.

De acordo com uma das idealizadoras, Júlia Almeida, a criação do curso foi motivada pelo entendimento de que o atual formato do Enem privilegia estudantes que podem pagar cursinhos preparatórios particulares. “A ideia do cursinho nasce de um desejo antigo, após perceber a mudança na vida de muitos estudantes que estão nessa condição de vulnerabilidade ao entrarem no ensino superior”, disse Júlia.
Para ela, o acesso ao ensino superior ainda é restrito a alguns grupos que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza, apesar dos avanços com as políticas de inclusão, como as cotas. Parte destes estudantes, por exemplo, começam a trabalhar para complementar a renda em casa e não conseguem conciliar estudos e trabalho – o que, muitas vezes, os leva à desistência do ensino médio.
“Os estudantes de escolas públicas encontram vários desafios econômicos, sociais e políticos que muitas vezes o impedem de tentar o acesso à uma universidade pública”, disse Júlia. O nome do curso é uma homenagem à Dona Militana, maior romanceira do Brasil. Nascida no município de São Gonçalo do Amarante, ela morreu em 2010 aos 85 anos e é reconhecida em todo o mundo como uma guardiã de histórias e canções de mais de 700 anos.