BUSCAR
BUSCAR
Residência artística

Cia. Sansacroma leva dança contemporânea a Natal em dezembro

Grupo paulista realizará apresentações do espetáculo CARVÃO, oficinas e residência artística em parceria com o Coletivo CIDA, reunindo artistas locais em atividades de intercâmbio cultural
Agora RN
06/11/2026 | 06:00

A companhia paulista de dança contemporânea Cia. Sansacroma realizará uma temporada em Natal durante o mês de dezembro, com apresentações, oficinas e uma residência artística. A programação integra o projeto “Percursos Pretos: Afetos e Confluências”, selecionado pelo Programa Funarte de Difusão Nacional 2025 – Circuito Klauss Vianna de Dança, do Ministério da Cultura. As atividades serão desenvolvidas em parceria com o Coletivo CIDA, do Rio Grande do Norte.

A iniciativa prevê uma residência artística de dez dias, com encontros diários de quatro horas e participação de 17 artistas, entre integrantes da companhia paulista, do Coletivo CIDA e convidados locais. Durante o período, os participantes irão compartilhar experiências e métodos de criação, aproximando diferentes pesquisas desenvolvidas no campo da dança contemporânea.

Bailarinos da Cia. Sansacroma, companhia de dança contemporânea que faz temporada em Natal
Cia. Sansacroma faz temporada em Natal em dezembro — Divulgação

Leia mais: Espetáculo ‘Santo’ reúne dança e teatro em apresentações gratuitas na UFRN

O trabalho reunirá duas metodologias: a Dança da Indignação, criada pela diretora artística da Sansacroma, Gal Martins, e a Dança Tragédia, desenvolvida pelo Coletivo CIDA. Ao final da residência, será realizado um compartilhamento aberto ao público, com demonstrações de práticas, experimentações e reflexões sobre o processo criativo. A atividade não terá formato de espetáculo, mas permitirá acompanhar parte das pesquisas realizadas pelos artistas.

Fundada em 2002, a Cia. Sansacroma desenvolve trabalhos voltados à dança contemporânea preta, abordando questões relacionadas à memória, identidade, ancestralidade e experiências de corpos negros, periféricos e dissidentes. Ao longo de mais de duas décadas, o grupo também passou a desenvolver atividades pedagógicas e projetos de circulação artística.

Para Gal Martins, diretora geral e artística da companhia, a primeira passagem do grupo por Natal representa uma oportunidade de aproximar diferentes experiências de criação.

“Estar em Natal pela primeira vez com a Cia Sansacroma é celebrar a potência do intercâmbio como espaço de encontro, transformação e construção coletiva de saberes. Acreditamos que a força da dança está também naquilo que podemos aprender com outros corpos, pesquisas e territórios. O encontro com o Coletivo CIDA nos provoca a colocar nossas metodologias em diálogo, reconhecendo que o intercâmbio não é apenas compartilhar o que sabemos, mas permitir que nossas certezas sejam deslocadas e nossas práticas reinventadas. É nessa confluência de experiências que fortalecemos nossas redes e ampliamos as possibilidades de criação na dança brasileira”, declarou.

Leia mais: Grupo de Dança da UFRN leva “Tramas e outros Fios” ao Alberto Maranhão e celebra 36 anos nos dias 4 e 5

Além da residência, a programação contará com uma oficina de Dança da Indignação, destinada a 20 jovens artistas e pessoas interessadas na temática. A atividade terá carga horária de 12 horas, distribuídas em três encontros, e abordará improvisação, memória, ancestralidade, criação coletiva e a relação entre corpo e questões políticas.

A proposta é oferecer aos participantes ferramentas para desenvolver pesquisas corporais e construir narrativas artísticas a partir de experiências individuais e coletivas.

O público também poderá assistir ao espetáculo CARVÃO, que terá duas apresentações em Natal. As sessões serão acompanhadas de atividades de mediação cultural e conversas com os espectadores, permitindo o diálogo sobre os temas abordados na montagem e os processos de criação da companhia.

Após a temporada na capital potiguar, o projeto seguirá para Salvador, na Bahia, em janeiro de 2027. Na cidade, a Sansacroma desenvolverá atividades de intercâmbio com o artista e pesquisador Bruno de Jesus, além de realizar duas apresentações de CARVÃO e encontros com o público.

O projeto “Percursos Pretos: Afetos e Confluências” é realizado pela Cia. Sansacroma, com apoio do Programa Funarte de Difusão Nacional 2025 – Circuito Klauss Vianna de Dança, do Ministério da Cultura.

As datas, os locais e as informações sobre a participação nas atividades em Natal serão divulgados nos perfis da Cia. Sansacroma e do Coletivo CIDA no Instagram.

Leia mais: Nova carteira de identidade pode ser solicitada pelo celular no RN; veja como emitir no RN

Receba as notícias de Natal no seu WhatsApp. Basta entrar no canal do Agora RN.

📲 Viu algo? Mande sua pauta para o Zap da Redação: (84) 98117-5384