BUSCAR
BUSCAR
Blog do Agora

Disputa pelo Senado no RN tem número de candidatos acima da média nacional

O Rio Grande do Norte tem 14 candidatos inscritos para disputar as duas vagas do Estado no Senado nas eleições de 2026.
Blog do Agora
25/08/2026 | 00:04

O Rio Grande do Norte tem 14 candidatos inscritos para disputar as duas vagas do Estado no Senado nas eleições de 2026. A média potiguar é de sete concorrentes por cadeira, acima da registrada nacionalmente. Em todo o País, 315 candidatos disputam 54 vagas, o equivalente a 5,8 nomes por mandato. Os eleitos permanecerão no cargo durante oito anos.

Entre os concorrentes, estão os dois atuais ocupantes das cadeiras que serão renovadas neste ano: Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (PSD), eleitos em 2018. O terceiro representante do RN no Senado, Rogério Marinho (PL), foi eleito em 2022 e possui mandato até janeiro de 2031.

Plenário do Senado Federal
Plenário do Senado Federal — Edilson Rodrigues/Senado

A coligação Esperança e Trabalho apresenta Zenaide Maia e Tércio Tinôco (União Brasil) como candidatos ao Senado. A aliança reúne Federação União Progressista (União Brasil/PP), PSD, Republicanos, MDB, Avante e Federação Renovação Solidária (PRD/Solidariedade).

Já a coligação Endireita RN tem Styvenson Valentim e Coronel Hélio (PL) como candidatos e é formada por PL, Podemos, Novo, Mobiliza e Federação PSDB/Cidadania.

Pela coligação Time que Cuida, disputam Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT). O grupo é formado por Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), PDT e PSB.

Também estão na disputa Sandro Pimentel e Sonia Godeiro, ambos da Federação PSOL/Rede; Luciana Mandu e Rosália Fernandes, do PSTU; Gari Wendell Batista e Clóvis Costa do Coletivo Nós, do partido Agir; Linhares Jiboia, do DC; e Professor Guilherme, da Unidade Popular.

No primeiro turno, marcado para 4 de outubro, cada eleitor poderá votar em dois candidatos diferentes para o Senado. Os dois mais votados serão eleitos, sem necessidade de segundo turno. Caso o eleitor repita o mesmo número nas duas escolhas, o segundo voto será anulado.

RECURSO AO TSE

O TRE-RN admitiu o recurso especial apresentado por Henrique Eduardo Alves contra a condenação por lavagem de dinheiro e determinou o envio do processo ao Tribunal Superior Eleitoral. O ex-deputado foi condenado a três anos e nove meses de prisão e ao pagamento de multa de R$ 141,18 mil em um caso envolvendo R$ 2,936 milhões repassados pelo grupo J&F à campanha de 2014 ao Governo do Estado. A defesa do ex-ministro e ex-presidente da Câmara pede a absolvição e argumenta, entre outros pontos, que a condenação foi fundamentada em declarações de delatores sem provas autônomas de corroboração.

FUNDOS SOB ANÁLISE

O PRD, sigla que tem uma federação com o Solidariedade e que integra a coligação de Allyson Bezerra, pediu ao TRE-RN uma certidão que reconheça sua aptidão para receber recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, mas a área técnica identificou pendências nas prestações de contas das legendas que deram origem ao partido. O Patriota teve as contas de 2023 julgadas não prestadas, enquanto o PTB possui pendências relacionadas às contas eleitorais de 2020 e anuais de 2023.

REVISÕES NEGADAS

O TRE-RN rejeitou pedidos para revisar os eleitorados de Riachuelo e Monte das Gameleiras. Em Riachuelo, o MDB alegou que o município tinha 7.011 eleitores em 2024 para uma população estimada em 7.646 habitantes em 2025, além de registrar 561 transferências entre 2023 e 2024. Em Monte das Gameleiras, a solicitação foi apresentada pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, também com base na desproporção populacional. A Corte concluiu que os dados estatísticos, sem indícios materiais, não permitem presumir fraude, uma vez que o domicílio eleitoral pode decorrer de vínculos familiares, afetivos, profissionais ou comunitários.

MADE IN RN

O marqueteiro potiguar Bruno Oliveira passou a integrar a coordenação da campanha de reeleição da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). Nos últimos anos, a agência PlanoB, liderada por Bruno, atuou em campanhas eleitorais no RN. Entre elas, as de Fátima Bezerra (PT) para o Governo do Estado em 2018 e 2022 e a de Natália Bonavides (PT) para a Prefeitura do Natal em 2024.