BUSCAR
BUSCAR
Luto

Benedito Ruy Barbosa, autor de “Pantanal” e “O Rei do Gado”, morre aos 95 anos

Dramaturgo estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, e morreu em decorrência de complicações da insuficiência renal crônica
Redação
07/07/2026 | 08:54

O dramaturgo Benedito Ruy Barbosa morreu na manhã desta terça-feira 7, aos 95 anos, no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Segundo a unidade de saúde, o autor faleceu em decorrência de complicações provocadas por insuficiência renal crônica.

Em nota, o hospital informou: “O HCor informa que o autor Benedito Ruy Barbosa, de 95 anos, faleceu nesta manhã devido a complicações de insuficiência renal crônica (IRC). A instituição se solidariza com os familiares e amigos neste momento de pesar”.

image
Benedito Ruy Barbosa morreu aos 95 anos, em São Paulo, após complicações da insuficiência renal crônica. - Foto: reprodução Instagram

A internação do dramaturgo havia sido divulgada pelo HCor na segunda-feira 6. O hospital, no entanto, não informou a data em que Benedito Ruy Barbosa deu entrada na unidade.

O autor convivia com um quadro de insuficiência renal crônica havia cerca de três anos, condição que provocou uma série de internações nesse período. Em janeiro deste ano, ele também esteve hospitalizado no HCor para tratar uma infecção urinária.

Benedito Ruy Barbosa foi um dos principais autores da teledramaturgia brasileira. Ao longo da carreira, escreveu novelas que marcaram a televisão, entre elas Pantanal, Terra Nostra e Velho Chico. Suas obras ficaram conhecidas por retratar o meio rural, a cultura brasileira e conflitos familiares, conquistando grande repercussão junto ao público.