O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), afirmou nesta segunda-feira 29 que o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL) “é de tudo, menos de direita” e acusou o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte de ter aderido ao campo bolsonarista por conveniência política. A declaração mira a tentativa de Álvaro de se apresentar como nome da direita no Estado, depois de uma trajetória marcada por passagens por partidos de centro, centro-esquerda, social-democracia e legendas de perfil pragmático.
“Com todo respeito a Álvaro. Mas Álvaro é de tudo, menos de direita. E ele agora está se transvestindo de direita”, disse Tadeu. Em seguida, citou a lista de siglas pelas quais o ex-prefeito passou. “Álvaro já foi do MDB, do PDT, do Republicanos, do PP e do meu partido, do PSDB. E agora, por conveniência, ele está no PL. Faz parte do processo democrático.”

A fala ocorre em meio à disputa pelo Governo do RN em 2026. Dr. Tadeu, que deixou de apoiar a pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) mesmo sendo aliado da governadora Fátima Bezerra (PT), hoje está no palanque do ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União Brasil). Allyson e Álvaro disputam o mesmo campo de oposição ao governismo estadual, o que dá à crítica do prefeito de Caicó também um peso eleitoral dentro da briga para definir quem liderará a oposição na sucessão estadual.
A crítica de Tadeu se apoia no histórico político de Álvaro. O ex-prefeito iniciou a vida pública no antigo PMDB, foi vice-prefeito de Caicó, secretário municipal de Saúde e deputado estadual. Depois, migrou para o PDT, legenda trabalhista historicamente ligada ao campo de centro-esquerda, pela qual exerceu mandato de deputado federal e ocupou funções de liderança na Câmara. Mais tarde, voltou ao MDB, foi eleito deputado estadual, chegou à Prefeitura do Natal como vice de Carlos Eduardo Alves, disputou a reeleição pelo PSDB, filiou-se ao Republicanos e, somente agora, ingressou no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A atual filiação também contrasta com declarações recentes de Álvaro sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2023, ainda como prefeito de Natal e filiado ao Republicanos, ele elogiou Lula, defendeu relação institucional com o Governo Federal e afirmou que o povo nordestino deveria ter “respeito e gratidão” ao presidente por políticas sociais voltadas à região. Na época, também disse que era aliado de Lula porque seu partido integrava a base do governo federal.
Em outra declaração, Álvaro rejeitou rótulos ideológicos fechados. Disse não ser de extrema-direita nem de extrema-esquerda, definiu-se como político de centro e afirmou não ter problema de convivência com direita ou esquerda. Esse histórico foi usado por Tadeu para questionar a nova identidade política do ex-prefeito de Natal no palanque bolsonarista.
A fala ocorreu no fim de uma entrevista quando o prefeito de Caicó comentava o Complexo Residencial Wilma de Faria e criticava adversários ligados ao PL que, segundo ele, teriam participado de agendas e visitas a obras no município sem reconhecer a contribuição da Prefeitura para viabilizá-las. Antes de citar Álvaro, Tadeu reclamou de movimentações de lideranças do partido em Caicó e disse ter ficado “um pouco estarrecido” com a tentativa de apropriação política de obras.
O prefeito também mencionou o aterro sanitário, o Siscon e o próprio Residencial Wilma de Faria. Sobre o conjunto habitacional, afirmou que Caicó foi selecionada em edital no fim do governo Bolsonaro, ainda no Casa Verde e Amarela, mas que o projeto quase foi perdido na transição para o governo Lula, com a retomada do Minha Casa Minha Vida. Segundo ele, a manutenção das 200 unidades habitacionais teve participação decisiva do deputado federal João Maia (PP) e da governadora Fátima Bezerra (PT).
“Se não tivesse sido a luta de João Maia e também a participação da governadora Fátima, para que Caicó ficasse nesse programa, a gente não teria tido a felicidade dessas 200 casas”, declarou. Tadeu afirmou ainda que a Prefeitura de Caicó arca com uma contrapartida de aproximadamente R$ 4 milhões a R$ 5 milhões para garantir a execução do residencial.
Ao encerrar o comentário, o prefeito contrapôs a movimentação dos adversários ao trabalho da gestão municipal. “Enquanto eles estão falando, nós estamos trabalhando para entregar essas obras na maior brevidade possível”, afirmou.