Um homem condenado a 21 anos de prisão pelos crimes relacionados à chamada “Tragédia do Baldo” foi preso nesta sexta-feira 26, após mais de 40 anos foragido. A captura foi realizada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, no âmbito da “Operação Resgate”.
O preso foi identificado como Aluísio Farias Batista, de 69 anos. Ele foi localizado no estado de Mato Grosso, onde vivia há décadas. Contra ele havia um mandado de prisão definitiva expedido após condenação.

O caso ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. À época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.
A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas. Após o fato, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.
As investigações para localizar o condenado começaram a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as diligências, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, o que contribuiu para o intercâmbio de informações entre as polícias dos dois estados.
Durante a investigação documental, foi constatado que, em 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade com seus dados verdadeiros no estado de Mato Grosso. No ano seguinte, em 1996, uma pessoa faleceu em Natal, e o condenado passou a utilizar os dados desse indivíduo.
O momento em que ele começou a usar a identidade falsa ainda será apurado. No entanto, as investigações indicam que, em 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar trabalhando como motorista.
A confirmação da identidade ocorreu por meio do cruzamento de dados cadastrais, análises documentais e comparação facial. Após a identificação, os policiais foram até o local de trabalho do condenado, mas não o encontraram. Em seguida, foram até a residência dele.
No local, ele inicialmente apresentou um nome falso, mas, após ser confrontado com as informações levantadas pela equipe, confessou a verdadeira identidade.
O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá a pena em regime fechado.
As investigações continuam para esclarecer outros aspectos relacionados ao uso da identidade falsa. A Polícia Civil informou que solicita à população que repasse informações que possam contribuir com investigações por meio do Disque Denúncia 181.