Imagens divulgadas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) mostram a fuga de cinco presos da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. A ação aconteceu na madrugada deste sábado 2, entre 0h e 1h.
Os detentos conseguiram escapar após danificarem a estrutura do sistema de ventilação da cela. Em seguida, atravessaram um muro interno e utilizaram uma corda improvisada com lençóis, conhecida como “teresa”, para pular o muro principal da unidade, que tem mais de cinco metros de altura.

Segundo a Seap, a fuga só foi percebida pela manhã, durante a contagem dos presos nas celas. Até a manhã deste domingo 3, nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.
Os presos identificados como foragidos são: Carlos Soares Alves da Silva, Jefferson Cleyton Lima da Silva, Maycon Dias Mora, Pedro Gabriel da Silva e Rodrigo da Silva Nascimento.
As câmeras de monitoramento registraram a movimentação dos cinco já do lado de fora do Pavilhão 1. No momento da fuga, chovia forte na região.
Secretário diz que caso surpreendeu sistema prisional
O secretário estadual de Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier, afirmou que a ocorrência foi uma surpresa para a pasta. Segundo ele, a unidade não registrava fugas havia quase cinco anos.
Ainda de acordo com o secretário, apesar de problemas pontuais em equipamentos, a penitenciária segue monitorada por centenas de câmeras, sem áreas descobertas.
Sindicato cita guaritas desativadas
A presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN, Vilma Batista, afirmou que as dez guaritas desativadas em Alcaçuz podem ter dificultado a visualização da movimentação externa, contribuindo para que a fuga não fosse percebida a tempo.
Histórico de Alcaçuz
A Penitenciária de Alcaçuz ficou nacionalmente conhecida em 2017, quando foi palco da maior rebelião da história do Rio Grande do Norte. Na ocasião, 26 presos morreram e 56 conseguiram fugir, episódio que ficou marcado como o “Massacre de Alcaçuz”.
* Com informações do G1 RN