BUSCAR
BUSCAR
Queda

Número de homicídios no RN diminuiu 16% este ano, diz especialista

Por outro lado, Ivênio Hermes, perito em segurança pública e coordenador do Obvio, avalia que este número ainda é baixo, tendo em vista que entre os anos de 2015 e 2017 o índice cresceu 67%
Redação
16/06/2018 | 08:19

O número de homicídios está 16% menor na comparação com o ano anterior. A informação é de Ivênio Hermes, especialista em segurança pública e coordenador do Observatório da Violência no Rio Grande do Norte. Ivênio explica que a diminuição não é motivo para comemoração porque entre 2015 e 2017 este número elevou-se em 67%.

Detalhista, Ivênio Hermes explica que há vários tipos de homicídios: lesões corporais com morte, latrocínio (roubo seguido de assassinato) e estupro seguido de morte. São estes três tipos de homicídios que estão no topo da lista de crimes no Estado. O que pouca gente sabe é que a mudança de estação no ano também altera os planos dos assassinos. Ele explica que em período de seca, o número de homicídios é maior no fim de semana. Com a chegada das chuvas, os assassinos também ficam ligados na previsão do tempo. O resultado: menos crimes no fim de semana e mais assassinatos de sexta-feira para sábado, porque a maioria das sextas-feiras não tem sido chuvosas.

Em meio a crise sem precendentes, até que enfim providências na área de segurança pública

Ivênio Hermes detalha a razão desta mudança. “As chuvas dificultam a fuga dos assassinos. Em quase todos os países o número de homicídios aumenta no verão”, revela Ivênio. Para ele, o modelo de segurança pública no Estado tem que ser repensado porque está ineficaz e uma das provas encontra-se no número de policiais militares assassinados até esta semana neste ano: 15. Em 2017, o total foi de 18.

Outra constatação demonstrada por Ivênio Hermes durante o programa Cidade Agora, da 94FM, apresentado pelo jornalista Alex Viana, é sobre as vítimas destes homicídios: jovens negros e pardos com idade  entre 18 e 25 anos morando na periferia. “Nestas áreas, os homicídios vêm se intensificando. Natal e Mossoró lideram – no Estado – como os municípios mais populosos, lideram a lista dos mais violentos”, constata Ivênio.

Em seus estudos baseados em informações contidas no Observatório da Violência no RN, Ivênio explica que o homicídio vem de causas sociais, provocando uma insegurança, o que acaba aumentando o número de crimes, juntamente com a impunidade. “A quantidade de crimes é maior onde o Estado está ausente. Como a maior parte das vítimas é composta por jovens pobres e a margem da sociedade, o ideal seria investir em educação e em geração de empregos para tirar toda essa turma da ociosidade nas ruas”, diagnostica Ivênio, acrescentando que a violência é um problema nacional.

Quando questionado sobre o fato de o governo federal ter criado o Ministério da Segurança Pública, Ivênio Hermes prevê que só o tempo será capaz de mostrar se há eficiência ou não do órgão público. No entanto, ele afirma que o governo federal sempre foi omisso em matéria de segurança pública, transferindo esta responsabilidade para os Estados. “A criação do Ministério da Segurança Pública foi boa. O problema é que ele está sendo militarizado pelo exército. O ideal seria que houvesse maior participação das polícias civil e militar, porque são elas que fazem a linha de frente, o que, em termos militares, seria a infantaria”, analisa.

Polícia prende suspeito de homicídio em Macaíba cinco anos após o crime
Conforme as investigações, o crime foi resultado de uma disputa entre facções criminosas
27/04/2024 às 10:09
Guarda municipal é acusado de tentar matar colega dentro da viatura
Polícia Civil conclui inquérito sobre incidente em Macau e indica autor para responder por crime; laudo sobre saúde mental é solicitado
13/04/2024 às 17:40
Prefeitura de Parnamirim publica edital de novo concurso para Guarda Municipal
Inscrições abrem nesta sexta-feira 12 e seguirão até o dia 2 de maio
12/04/2024 às 08:04
Homens mantidos em cárcere privado e tortura são resgatados em Natal
Quatro homens estavam sendo mantidos em cárcere privado na comunidade Maruim, Zona Leste de Natal
10/04/2024 às 15:41
Patrulha Maria da Penha registra resultados satisfatórios no programa em Natal
Na melhoria da estrutura do Programa, mais duas viaturas foram adquiridas este ano para reforçar as ações que atendem atualmente a 304 mulheres
09/04/2024 às 08:01
Suspeito de assalto assassina e é morto logo depois em Mossoró
Polícia aponta ligação do crime à conexões com facções criminosas que operam na região
08/04/2024 às 08:37
Governadores do Nordeste apresentam sugestões para ‘alívio fiscal’ nos estados
As propostas têm como objetivo dar um “alívio fiscal, financeiro- orçamentário” aos estados
04/04/2024 às 08:37
PM prende suspeitos por tráfico de drogas em João Câmara
Prisão em João Câmara aconteceu nessa quarta 14
15/03/2024 às 17:43
Mossoró: Policial Militar reage a assalto e mata criminoso
Sargento foi levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia com um ferimento de bala no ombro
15/03/2024 às 12:19
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.