BUSCAR
BUSCAR
Segurança

Patrulha Maria da Penha registra resultados satisfatórios no programa em Natal

Na melhoria da estrutura do Programa, mais duas viaturas foram adquiridas este ano para reforçar as ações que atendem atualmente a 304 mulheres
Redação
09/04/2024 | 08:01

As mulheres de Natal contam com uma grande arma no combate e proteção contra agressores. A Patrulha Maria da Penha, grupamento da Guarda Municipal destinado a reforçar os mecanismos em defesa das mulheres vítimas da violência doméstica, completou quatro anos de existência, celebrando grandes resultados. Desde a sua implementação, nenhum feminicídio foi registrado entre as mulheres atendidas pelo programa.

“Essa é uma marca bastante significativa que nos enche de orgulho. Estamos falando em preservação de vidas. A Patrulha Maria da Penha conta com total respaldo e apoio da nossa gestão, desempenhando um serviço de muita relevância, protegendo, cuidando e acolhendo as mulheres vítimas de violência. Infelizmente, essa problemática ainda atinge a sociedade, mas a Prefeitura de Natal não medirá esforços pra que esses números diminuam ainda mais e quem se atrever a violentar mulheres sofra as penalidades previstas em lei”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias, responsável pela sanção da lei e implementação do programa.

PATRULHA MARIA DA PENHA FOTO JOANA LIMA 07 03 2023 (22) cor
Guarda Municipal tem grupamento especial voltado para o combate às agressões contra as mulheres: Patrulha Maria da Penha - Foto: Reprodução

De acordo com números da secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), a Patrulha Maria da Penha atende 304 mulheres em Natal. Ao longo desse período de atuação, foram feitas 8.256 visitas domiciliares e 15.808 monitoramentos via telefone. Além disso, os agentes realizaram 7.937 patrulhamentos de rota com ênfase na segurança nos locais de maior risco. Também foram efetuados 602 patrulhamentos na saída do trabalho; 304 reconhecimentos de área; 595 atendimentos em articulação com a rede municipal de proteção à mulher e 17 prisões em flagrante. A estrutura de trabalho da Patrulha Maria da Penha dispõe de quatro viaturas caracterizadas; 20 agentes da Guarda Municipal de Natal e uma Base Fixa localizada na Praça Pedro Velho, no bairro Petrópolis.

Ao longo desses três anos, a Patrulha Maria da Penha de Natal, com base no que é observado durante o acompanhamento às vítimas assistidas, tem ampliado os serviços de proteção, para melhor atender a essas mulheres. O programa começou com o acompanhamento de segurança propriamente dito, depois veio a implantação da escolta garantidora de direitos que leva e traz a mulher para exercer seu direito de voto nas eleições, em seguida foram firmadas parcerias com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), o que tem garantido a distribuição de cestas básicas e capacitação profissional para as mulheres atendidas pela Patrulha.

Já com o Sindicato dos Permissionários da Ceasa, foi implantada a distribuição quinzenal de legumes, e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi incorporado o atendimento médico com agilidade às mulheres escoltadas pela Patrulha. Todo esse esforço conjunto para devolver dignidade a esse público social. No âmbito administrativo também foi possível impulsionar avanços como a criação de uma plataforma virtual de alimentação de dados referentes às ações desenvolvidas pela Patrulha Maria da Penha, que tem como foco, construir um banco de informações que contribua para retratar a violência contra a mulher no âmbito da capital potiguar.

A Semdes desenvolveu e lançou de forma pioneira em Natal, uma cartilha com informações didáticas falando sobre direitos e dignidade na vida das mulheres. E além disso, tem trabalhado nas comunidades e escolas, com palestras, visando conscientizar sobre a Lei Maria da Penha.

A Secretária da Semdes, Sheila Freitas destacou que ao longo dos quatro anos, a Patrulha Maria da Penha, juntamente com a rede de proteção, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher em Natal, tem dado apoio social, psicológico, e segurança, contribuindo para preservar a vida de 304 mulheres vítimas da violência doméstica, e agradeceu o apoio do Prefeito Álvaro Dias: “Esse resultado é a soma do esforço de muitas mãos, e nós agradecemos a todos que se doaram para ajudar a essas mulheres. Nossa gratidão ao Prefeito Álvaro Dias, pela sensibilidade e pela determinação de colocar para funcionar a nossa PMP,” disse.

Prefeitura reforça estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública

Mesmo sem ser uma atribuição constitucional dos Municípios de investimento na segurança pública, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, entendendo a importância e a necessidade do tema, não tem medido esforços para ampliar e reforçar a estrutura de trabalho da Guarda Municipal da cidade. A última grande iniciativa nesse sentido foi a entrega de seis novas viaturas para a corporação, sendo duas destinadas à Patrulha Maria da Penha e as outras quatro destinadas para o dia a dia operacional da GMN.

“Mesmo sem ser uma obrigação constitucional nossa, não fugimos à responsabilidade e estamos dando nossa parcela de contribuição possível aos natalenses. Não vamos medir esforços para aumentar a segurança de todos”, disse o prefeito.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 700 mil com recursos provenientes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). Um programa que visa o fortalecimento e aprimoramento da segurança pública, que apoia ações de prevenção e repressão à violência e criminalidade nos municípios. As seis viaturas de modelo Yaris, da fabricante Toyota estão equipadas e irão garantir mais agilidade no atendimento à população.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Polícia militar captura foragido da justiça em Mossoró/RN
Foi constatado pelos policiais que havia um mandado de prisão em desfavor do suspeito, referente a crimes de homicídio e porte ilegal de arma de fogo
12/05/2024 às 13:26
Wendel Lagartixa é preso após ser pego em abordagem policial com arma ilegal
Ex-PM publicou um vídeo no Instagram, afirmando que seu irmão assumiu a posse da arma, que era ilegal, mas ainda assim, foi detido
11/05/2024 às 11:38
Cacique relata ameaças de morte e Natália aciona ministérios para apurar o caso
Liderança indígena afirmou que dois homens invadiram casa de seu irmão acreditando que cacique morava no local
11/05/2024 às 09:07
Major Ronald ajudou a definir data e local do atentado contra Marielle, diz PGR
Ronald já cumpre pena por quatro homicídios e ocultação de cadáver. Ele foi um dos chefes da milícia na comunidade da Muzema.
11/05/2024 às 08:56
Polícia Civil prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva em Tibau do Sul
O sujeito estava sob investigação por agressão física contra sua ex-companheira e por abuso sexual contra sua enteada.
07/05/2024 às 09:27
Homem é preso por posse de drogas no Alecrim
A detenção ocorreu na comunidade da Guarita, próxima da estação ferroviária, no bairro do Alecrim
04/05/2024 às 15:41
Quadrilha é presa na cidade de São Tomé em ação conjunta da 9ª CIPM com a PCRN
As equipes policiais dirigiram-se a uma residência que estava sob investigação e efetuaram a prisão de três homens e uma mulher
04/05/2024 às 14:04
Polícia prende suspeito de homicídio em Macaíba cinco anos após o crime
Conforme as investigações, o crime foi resultado de uma disputa entre facções criminosas
27/04/2024 às 10:09
Guarda municipal é acusado de tentar matar colega dentro da viatura
Polícia Civil conclui inquérito sobre incidente em Macau e indica autor para responder por crime; laudo sobre saúde mental é solicitado
13/04/2024 às 17:40
Prefeitura de Parnamirim publica edital de novo concurso para Guarda Municipal
Inscrições abrem nesta sexta-feira 12 e seguirão até o dia 2 de maio
12/04/2024 às 08:04
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.