BUSCAR
BUSCAR
Manifestação

Motoristas de aplicativos de transporte fazem protesto em Natal

Projeto de Lei cria exigências para condutores que prestam o serviço na capital potiguar, como a obrigação de o prestador de serviço ter residência fixa na cidade
Redação
12/12/2018 | 10:33

Motoristas dos aplicativos de transporte individual de passageiros, como Uber e 99 táxis, fazem protestos nesta quarta-feira, 12, em Natal. Os prestadores de serviço são contra um projeto de lei que promete regulamentar a atuação deles nas ruas da capital potiguar.

A manifestação aconteceu no cruzamento das avenidas Campos Sales e Jundiaí, no bairro do Tirol, em frente à Câmara Municipal de Natal. Na última segunda-feira, 10, o mesmo local foi palco de um protesto promovido por taxistas, que também são contrários ao projeto que regulamenta o serviço dos aplicativos de transporte.

WhatsApp Image 2018 12 12 at 11.32.38 AM

Segundo Evandro Henrique Roque, presidente da Associação dos Motoristas Autônomos Por Aplicativo do Rio Grande do Norte (AMAPP), o projeto de lei apresentado pelo vereador Sandro Pimentel restringe a atuação do serviço de transporte, reduzindo o contingente de pessoas que atuam hoje em Natal. “Não somos contra a regulamentação, não é isso. Somos contrários às regras que reduzem o número de trabalhadores”, diz.

De acordo com a categoria, o projeto de lei traz regras como a obrigação de o prestador de serviço ter domicílio fixo em Natal e de que o veículo também seja registrado na capital potiguar.

Além disso, delimita que a pessoa física possa ter apenas um único automóvel cadastrado para realizar viagens. “Há muitas pessoas que moram na região metropolitana e que atuam em Natal. Isso prejudica e muito nossa atuação”, reclama Evandro.

Evandro Henrique defende que a regulamentação será benéfica para a Natal. Com regras mais definidas, o Município terá como obter recursos através da tributação do serviço prestado pelas ruas de Natal. A primeira fonte de recursos é com relação a taxa chama de “preço público sobre viagem”, que retira 1% do valor do percurso. Além disso, as viagens terão de recolher o ISS(Imposto Sobre Serviço), algo que não existe hoje na capital.

Segundo a AMAPP, o segmento de transporte por aplicativos registra mais de 7 mil prestadores de serviço em todo o Rio Grande do Norte,sendo que a maior parte atua em Natal. “Há uma reclamação sobre a grande quantidade de motoristas dos aplicativos de transporte rodando em Natal. Alegam que estamos sobrecarregando o trânsito, mas, na verdade, estamos retirando outros veículos das ruas”, justifica.

De acordo com a vereadora Eleika Bezerra (PSL), o projeto de lei que restringe a atuação dos aplicativos de transporte precisa de mudança. “Eu sou favorável ao serviço. Acredito que todo monopólio é nocivo. Além disso, a população precisa de novas alternativas de transporte”, diz.

O projeto elaborado pelo vereador Sandro Pimentel para regulamentação do serviço de transportes via aplicativo também traz outras exigências de documentação probatória para o condutor, como antecedentes criminais; veículos adaptados para cadeirantes; opção para escolher o gênero do condutor, sendo que as plataformas devem oferecer 20% de mulheres motoristas.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Natal, o vereador Felipe Alves (MDB) informou que o projeto só entrará na pauta de discussões em 2019. A partir de janeiro do próximo ano, o vereador Kleber Fernandes (PDT) vai assumir a coautoria da lei, quando Sandro Pimentel assumirá mandato de deputado estadual.

Governo propõe que “linguagem neutra” entre na pauta do Congresso
Pasta é comandada pela ministra Margareth Menezes
13/05/2024 às 13:49
Modelo tem pernas amputadas após uso de absorvente interno: “Minha vida mudou em 24 horas”
Infecção grave quase tirou a vida da modelo Lauren Wasser no ano de 2012
09/05/2024 às 15:44
Planeta registra recorde de calor e mês de abril mais quente da história
Dados mostram que o mês de abril de 2024 teve uma temperatura média superficial de 15,03ºC, número 0,14ºC superior ao recorde anterior, em 2016
08/05/2024 às 14:34
Em entrevista ao Fantástico, sobrinha revela ter tomado Zolpidem no dia que levou tio morto ao banco
Erika é acusada de tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver
06/05/2024 às 09:27
Cidades atendidas pela adutora Médio Oeste terão parada de abastecimento na terça-feira 7
O fornecimento de água será interrompido nas cidades de Campo Grande, Paraú, Triunfo Potiguar, Messias Targino, Janduís, Patú e nas comunidades da Serra de João do Vale
04/05/2024 às 16:00
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões
Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo
04/05/2024 às 11:36
Supremo julgará marco temporal em sessão presencial
Data da análise do caso ainda não foi definida
03/05/2024 às 21:57
Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil
Texto regulamenta cadeia produtiva e comercial do setor
03/05/2024 às 20:24
Presidente Lula prorroga GLO em portos e aeroportos por mais 30 dias
Decreto é publicado em edição extra do Diário Oficial da União
03/05/2024 às 18:59
Pastor diz em culto que beijou filha na boca: “Nossa, que mulherão”; polícia investiga
Vídeo em que pastor fala sobre beijos em filha viralizou nas redes sociais. Segundo ele, intuito era mostrar que o papel do pai é de valorização de seus filhos.
03/05/2024 às 16:12
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.