BUSCAR
BUSCAR
Internacional

Argentina expulsa brasileiro que estaria ligado a criminoso mais procurado do Equador

Adolfo “Fito” Macías fugiu da prisão em janeiro em meio a uma onda de violência de gangues no Equador
Redação
13/05/2024 | 13:27

O governo da Argentina informou nesta segunda-feira (13) ter expulsado de seu território um brasileiro e outros 11 estrangeiros que estariam ligados a Adolfo “Fito” Macías, o criminoso mais procurado do Equador.

Entre os estrangeiros expulsos também estão um colombiano e dez equatorianos. Segundo a Casa Rosada, eles foram descobertos pela Gendarmeria Nacional, uma das forças de segurança federais da Argentina.

2024 01 19T181945Z 1 LYNXMPEK0I0NM RTROPTP 4 ECUADOR VIOLENCE ARGENTINA
Autoridades argentinas transportam parentes detidos do criminoso equatoriano "Fito" Macías, em Buenos Aires, Argentina - Foto: divulgação

“Os imigrantes ilegais foram descobertos pela Gendarmeria Nacional e estavam escondidos dentro de um caminhão na província de Córdoba”, disse o porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni.

A Casa Rosada não informou o nome nem o destino do brasileiro expulso. Questionado pela CNN sobre a identidade e destino do deportado, além de se houve contatos com autoridades brasileiras sobre o caso, o ministério da Segurança da Argentina ainda não se manifestou.

Segundo Adorni, a expulsão “é parte da limpeza do narcoterrorismo” que o governo argentino estaria realizando.

Em janeiro, familiares de Macías, que também estavam em Córdoba, foram expulsos do país e enviados para o Equador. Em abril, os advogados de Macías, que segundo o governo argentino tinham antecedentes criminais relacionados ao tráfico de armas, também foram expulsos.

José Adolfo Macías Villamar, conhecido como “Fito”, é líder do grupo criminoso Los Choneros, um cartel de drogas equatoriano e considerado um dos criminosos mais perigosos de seu país.

Fito, que está condenado a 34 anos de prisão, fugiu da penitenciária onde estava em janeiro, em meio a uma onda de violência, o que levou o presidente do Equador Daniel Noboa a decretar Estado de Emergência no país.

As autoridades atribuem à gangue Los Choneros extorsões, assassinatos e tráfico de drogas, além do controle de prisões no Equador.

Memórias Póstumas de Brás Cubas está no topo de vendas da Amazon
Em segundo lugar vem O Idiota, do autor russo Fyodor Dostoyesky
21/05/2024 às 16:51
Garota de programa é presa por manter relações com mais de 200 clientes sem revelar ser portadora de HIV
Autoridades alertaram que clientes possivelmente infectados podem estar espalhados pela Costa Leste dos EUA
21/05/2024 às 13:42
“Escandaloso”, diz Biden sobre pedido de prisão contra Netanyahu
Joe Biden classificou o pedido de prisão contra Benjamin Netanyahu de “escandaloso”, por igualar autoridades israelenses e membros do Hamas
20/05/2024 às 21:28
EUA rejeitam proposta brasileira de imposto global para bilionários
Proposta, aderida por cerca de 140 países em 2021, exigiria que os multimilionários pagassem impostos no valor de pelo menos 2% da sua riqueza total todos os anos
20/05/2024 às 19:31
Presidente do Irã morre em queda de helicóptero, confirma mídia estatal
Todos os outros oito que estavam na aeronave também morreram, incluindo o ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amir Abdollahian
20/05/2024 às 07:37
Cometa ilumina os céus de Portugal e Espanha
Agência Espacial Europeia estimou que o objeto voou sobre os países a uma velocidade de 45 km por segundo antes de queimar sobre o Atlântico na noite de sábado 18
19/05/2024 às 17:53
Helicóptero com presidente do Irã faz pouso forçado; neblina atrapalha resgate
Segundo agência estatal, aeronave estava viajando em comboio com outras duas; equipes de resgate tentam chegar a local do pouso
19/05/2024 às 14:01
Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel
Projeto, no entanto, não deve passar pelo Senado americano e seria vetado pelo próprio presidente após tramitação
16/05/2024 às 20:08
Pesquisadores descobrem exoplaneta com a densidade de um algodão doce
De acordo astrônomos, Wasp-193b é 50% maior que Júpiter, porém, tem sete vezes menos massa
16/05/2024 às 19:37
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.