BUSCAR
BUSCAR
Entretenimento

Dia das Mães: filmes sobre maternidade que tocam o coração

De "Laços de Ternura" a "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", confira produções que têm mães como destaque
CNN Brasil
12/05/2024 | 11:29

O Dia das Mães é celebrado neste domingo 12 e para comemorar, veja abaixo alguns dos filmes mais emocionantes que têm mães como protagonistas ou falam sobre maternidade. Confira abaixo:

  • Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022)

“Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” venceu o Oscar de Melhor / Divulgação/Diamond Films

"Laços de Ternura", "Erin Brokovich" e "Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" estão na lista Foto: Montagem CNN/Divulgação
"Laços de Ternura", "Erin Brokovich" e "Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" estão na lista

Embora este filme tenha sido um queridinho do Oscar e recebeu muitos elogios, é fácil perder o simples fato de que, por trás de seu título divertido e das armadilhas malucas do metaverso, o longa é sobre o amor inabalável de uma mãe por sua filha em crise .

A cena no estacionamento da lavanderia familiar impressiona pelas acrobacias emocionais e atos de amor que rivalizam com qualquer espetáculo que vem antes dela.

  • Minha Mãe É uma Viagem (2012)

Apesar da premissa desse filme seja uma espécie de comédia de viagem e encontro com amigos – com Barbra Streisand como uma mãe hilária e autoritária – “Minha Mãe é uma Viagem” contém alguns momentos emocionantes que mostram uma criança reaproximando e reavaliando seu relacionamento com sua mãe.

  • Esqueceram de Mim (1990)

Também presente na maioria das listas de filmes de Natal, este amado filme que gerou uma franquia deriva de um descuido simples, mas importante, que é imortalizado pelo close de Catherine O’Hara e pela expressão incrédula de “KEVIN!!!”.

O amor de sua personagem por seu filho é a força motriz de “Esqueceram de Mim”, e O’Hara até mencionou isso no final do ano passado, quando seu filho na tela, Macaulay Culkin, recebeu sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

  • Mulheres de Verdade Têm Curvas (2002)

Este divertido filme coloca America Ferrera contra sua mãe quando elas divergem sobre se ela deveria ir para a faculdade ou ficar em casa e sustentar a família. O filme explora lacunas geracionais e culturais em uma família mexicano-americana.

  • Ela é a Poderosa (2007)

Felicity Huffman, Jane Fonda e Lindsay Lohan estrelam o drama “Ela é a Poderosa” / Divulgação

Outro olhar sobre uma família e a dinâmica intergeracional entre mães e filhas, o drama é estrelado por Jane Fonda como uma avó rígida que enfrenta sua neta rebelde interpretada por Lindsay Lohan, e sua filha, vivida por Felicity Huffman, em plena crise.

  • Alimento da Alma (1997)

Quando a matriarca da família entra em coma, suas filhas ficam sem saber o que fazer. À medida que lutam para se adaptarem à nova normalidade, surgem velhas rivalidades entre irmãs, novos laços são formados e as tradições – especificamente, a do jantar familiar de domingo – são mantidas.

Julia Roberts e seus papéis como mãe

Julia Roberts tem se destacado na tela como mãe e filha, primeiro com sua atuação indicada ao Oscar no filme emocionante de 1989 “Flores de Aço”, no qual ela interpretou uma mulher diabética que desafia a preocupação de sua mãe.

Em 1998, Roberts assumiu o papel de protagonista em “Lado a Lado”, ao lado de Susan Sarandon em outro drama que induz ao choro, mas foi sua vez como assistente jurídica sobrecarregada e mãe de três filhos em “Erin Brockovich”, de 2000, que finalmente lhe rendeu um prêmio Oscar.Julia Roberts recebeu um Oscar pela sua atuaçaõ em “Erin Brokovich – Uma Mulher de Talento” / Divulgação

  • A Última Ceia (2001)

E Halle Berry ganhou um Oscar por interpretar a esposa de um prisioneiro no corredor da morte que luta para sobreviver e sustentar seu filho.

A história assume as proporções do Livro de Jó à medida que a personagem de Berry enfrenta uma tragédia cada vez maior, enquanto um vínculo improvável de alguma forma lhe dá força para seguir em frente

  • Viagem a Darjeeling (2007)

Este filme estranho e cativante de Wes Anderson nos lembra que o amor de uma mãe pode assumir muitas formas e pode mudar, às vezes drasticamente.

O filme segue três irmãos – interpretados por Adrien Brody, Jason Schwartzman e Owen Wilson – enquanto procuram sua mãe, que se mudou para a Índia após a morte de seu pai. Embora eles não consigam exatamente o que procuram quando a encontram, cada um deles embarca em uma jornada que os ajuda a crescer e evoluir.

  • O Clube da Felicidade E da Sorte (1993)

Baseado no aclamado romance de Amy Tan, a produção segue um grupo de mulheres chinesas em São Francisco que se reúnem regularmente para jogar Mahjong, onde refletem sobre as suas vidas e as que vieram antes delas – bem como sobre o bem-estar das suas filhas – com vinhetas e flashbacks que ligam gerações e continentes.

Você nunca vai errar com Meryl Streep

Muitas vezes referida como a maior atriz de sua geração, alguns dos trabalhos mais marcantes de Meryl Streep vêm de suas atuações como mãe. Sua interpretação ganhadora do Oscar de uma mulher que deixa o marido e o filho em “Kramer vs. Kramer” (1979) desafiou as expectativas da sociedade na época.

Três anos depois, Streep ganhou novamente o Oscar de ouro interpretando uma mulher tentando sobreviver ao Holocausto em uma situação indescritivelmente horrível com seus dois filhos em “A Escolha de Sofia”.

Em 1990, ela interpretou a filha de Shirley MacLaine no hilário, porém sincero, “Lembranças de Hollywood”, baseado nas memórias de Carrie Fisher sobre ser criada pela estrela de Hollywood Debbie Reynolds.

Outras performances de destaque de Streep como mãe incluem sua atuação em 1994 como uma especialista durona em rafting em “O Rio Selvagem” e como mãe disfuncional de Leonardo DiCaprio e irmã de Diane Keaton em “As Filhas de Marvin”, de 1996.

  • Presente Grego (1987)

Falando de Diane Keaton, esse filme é uma joia dos anos 1980 que mostra a atriz se mantendo como uma executiva poderosa em seu auge,que é surpreendida quando um parente distante morre e deixa para ela um bebê para criar.

Ela aprende a eventualmente abraçar seu papel de mãe de fato ao mesmo tempo que lança uma nova linha de comida para bebês.

Se você é fã de Keaton, outra opção é “Tudo em Família” (2005), onde a atriz interpreta a matriarca de um clã que lida com diversos problemas da família. No entanto, certifique-se de manter a caixa de lenços de papel por perto.

  • Laços de Ternura (1983)

Segure as caixas de lenços para este filme também. Shirley MacLaine ganhou um Oscar por interpretar Aurora Greenway, naquele que é indiscutivelmente a mãe de todos os filmes de mãe e filha.

A comédia dramática dirigida por James L. Brooks segue o relacionamento intenso de Aurora com sua filha Emma, interpretada por Debra Winger, enquanto a dupla navega pelo amor e pela família em suas respectivas vidas. Quando Aurora é confrontada com a doença súbita da filha, o seu amor e ferocidade ficam à mostra,

  • O Quarto de Jack (2015)

Brie Larson ganhou um Oscar por seu papel em “O Quarto de Jack” / Divulgação

No filme que rendeu o primeiro Oscar de Brie Larson, ela interpreta uma mulher sequestrada que se esforça para criar um mundo inteiro para seu filho no quarto individual em que estão.

A trama oscila entre um estudo reflexivo sobre a perseverança do espírito humano e um thriller emocionante que mostra a tentativa desesperada de uma mãe de conquistar a liberdade para seu filho.

  • Aliens: O Resgate (1986)

Uma emocionante sequência de ficção científica não seria imediatamente o primeiro lugar onde você pensaria em procurar um autêntico drama entre mãe e filho, mas a aclamada trama de James Cameron nesta franquia segue a heroína de Sigourney Weaver, Ellen Ripley, enquanto ela acorda depois de um ataque acidentalmente prolongado de hipersono para descobrir que sua filha na Terra morreu de velhice.

Perdida, Ripley acaba se juntando a um pelotão enviado ao planeta desde o primeiro filme “Alien”, de 1979, onde ela descobre um único sobrevivente chamado New. Ripley naturalmente coloca Newt sob sua proteção e eles logo enfrentam a Rainha Alienígena, no que se torna o confronto final entre duas mães realmente irritadas.

Memórias Póstumas de Brás Cubas está no topo de vendas da Amazon
Em segundo lugar vem O Idiota, do autor russo Fyodor Dostoyesky
21/05/2024 às 16:51
Garota de programa é presa por manter relações com mais de 200 clientes sem revelar ser portadora de HIV
Autoridades alertaram que clientes possivelmente infectados podem estar espalhados pela Costa Leste dos EUA
21/05/2024 às 13:42
“Escandaloso”, diz Biden sobre pedido de prisão contra Netanyahu
Joe Biden classificou o pedido de prisão contra Benjamin Netanyahu de “escandaloso”, por igualar autoridades israelenses e membros do Hamas
20/05/2024 às 21:28
EUA rejeitam proposta brasileira de imposto global para bilionários
Proposta, aderida por cerca de 140 países em 2021, exigiria que os multimilionários pagassem impostos no valor de pelo menos 2% da sua riqueza total todos os anos
20/05/2024 às 19:31
Presidente do Irã morre em queda de helicóptero, confirma mídia estatal
Todos os outros oito que estavam na aeronave também morreram, incluindo o ministro das Relações Exteriores do país, Hossein Amir Abdollahian
20/05/2024 às 07:37
Cometa ilumina os céus de Portugal e Espanha
Agência Espacial Europeia estimou que o objeto voou sobre os países a uma velocidade de 45 km por segundo antes de queimar sobre o Atlântico na noite de sábado 18
19/05/2024 às 17:53
Helicóptero com presidente do Irã faz pouso forçado; neblina atrapalha resgate
Segundo agência estatal, aeronave estava viajando em comboio com outras duas; equipes de resgate tentam chegar a local do pouso
19/05/2024 às 14:01
Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel
Projeto, no entanto, não deve passar pelo Senado americano e seria vetado pelo próprio presidente após tramitação
16/05/2024 às 20:08
Pesquisadores descobrem exoplaneta com a densidade de um algodão doce
De acordo astrônomos, Wasp-193b é 50% maior que Júpiter, porém, tem sete vezes menos massa
16/05/2024 às 19:37
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.