BUSCAR
BUSCAR
Olha a água
Volume de chuva acima de 100 milímetros é registrada na zona rural de Mossoró
Pluviometria foi registrada durante a quinta 27; zona urbana do município também registra boa quantidade de chuva
Redação
28/01/2022 | 13:53

Segundo monitoramento da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), junto a líderes comunitários na zona rural de Mossoró, algumas comunidades rurais do município houve registro de pluviometria acima de 100 milímetros. Em outras o volume foi igual ou superior a 65 milímetros.

“Algumas comunidades rurais da nossa cidade, principalmente às localizadas na parte Norte, registraram grandes volumes de chuvas nesta quinta-feira. Tivemos pluviometria acima de 100 milímetros em algumas delas. Em outras também tivemos bons volumes. Várias delas acima de 60 milímetros”, disse o professor de Ciências Naturais e Exatas, Alciomar Lopes, que realiza o trabalho de monitoramento da meteorologia na Secretaria de Agricultura de Mossoró.

Pelo levantamento realizado pela SEADRU, as maiores precipitações ocorreram no polo Maísa. Na comunidade de Oziel Alves choveu 120 milímetros, mesmo volume na Maísa. No Recanto da Esperança, o pluviômetro instalado na localidade registrou 109 mm. Em Montana, foram 102 milímetros e 100 mm em Olga Benário. Houve precipitação de 75 milímetros em Espinheirinho, São Romão e Cordão de Sombra. Chuva de 70 milímetros foi registrada em Coqueiro e de 65 milímetros em Lajedo.

“A explicação para o grande volume de chuvas nesse primeiro mês do ano é devido à quantidade de nuvens bastante carregadas que circundam nossa região. Essas chuvas estão vindo da região Norte. O esfriamento das águas do Pacífico jogando umidade para o continente chegam a nossa região convergendo-se com a alta temperatura da nossa região formando a ZCIT, Zona de Convergência Inter Tropical”, destacou Alciomar.

Segundo Alciomar, janeiro vem se configurando num dos meses mais chuvosos dos últimos 30 anos para o período. Ele explica que já choveu quase 120 milímetros a mais do que o esperado para o mês.

“Dos 28 dias deste mês de janeiro, em 15 deles houve pluviometria. Nós temos um acumulado de 166,9 milímetros, onde o volume esperado dentro da normalidade era de 48 milímetros. Esse acumulado corresponde a 247% a mais de pluviometria”, disse.

Zona Urbana

Alciomar Lopes também destacou que houve uma boa pluviometria na zona urbana da cidade. Segundo ele, no pluviômetro instalado no Alto da Conceição a precipitação registrada foi de 47,1 milímetros. Já no da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o registro foi de 22 mm. No pluviômetro instalado no conjunto Santa Delmira, o volume foi de 47 milímetros e no da Estação Automática da Emparn a chuva foi de 38,4 milímetros.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.