BUSCAR
BUSCAR
Réveillon
Virada caseira: Natal e Parnamirim terão fim de ano sem festejos
Ainda sem a vacina para conter o coronavírus, Natal e Parnamirim resolveram manter as recomendações de segurança para conter infecções e não terão programação para as festas natalinas
Redação
03/12/2020 | 06:52

As festas de fim de ano em 2020 serão bem diferentes das tradicionais comemorações dos anos anteriores — e não poderia deixar de ser. A pandemia de Covid-19 alterou a vida em sociedade, transformou hábitos e mudou comportamentos. Ainda sem a vacina para o coronavírus, as cidades potiguares de Natal e Parnamirim resolveram manter as recomendações de segurança para conter o novo vírus. Os municípios não terão atividades especiais para os festejos natalinos.

Na capital, o Natal em Natal, que tradicionalmente reúne artistas nacionais e locais em shows espalhados pelos polos culturais da cidade, ocorrerá de forma online. O evento presencial se estendia até a virada de ano, com apresentações que marcavam a festa de réveillon da cidade. No entanto, desta vez os palcos darão lugar aos links. Apesar das mudanças, a queima de fogos para abrir 2021 está mantida em Natal.

“O Natal em Natal online ainda será anunciado pelo prefeito Álvaro Dias, provavelmente na próxima semana. De todo modo, fizemos uma programação online, levando em consideração os decretos da pandemia para evitar aglomerações e consequentemente a propagação da Covid-19. A prioridade da prefeitura continua sendo salvar vidas e levar efeito uma política de combate à pandemia. A ferramenta online tem sido uma grande saída para ações culturais no mundo inteiro e Natal não poderia deixar de fazer uso desse eficaz aparato tecnológico”, destaca Dácio Galvão, diretor da Fundação Capitania das Artes (Funcarte).

A tendência de apresentações culturais virtuais para marcar o fim de 2020 pode ser seguida também em Parnamirim. O setor cultural do executivo local ainda estuda a possibilidade de adotar o formato online para evitar grandes aglomerações. Fato é: todos os eventos culturais presenciais de Natal e ano novo foram cancelados por causa da Covid-19. A prefeitura de Parnamirim decidiu inclusive cancelar a queima de fogos do réveillon na cidade e incentivar uma “virada caseira”.

“A prefeitura tem avaliado que esse quadro da pandemia tem se agravado no país inteiro e nós temos uma preocupação com o contexto que vamos estar na última semana de dezembro. Em razão disso, dessa tendência progressiva de crescimento dos casos, a prefeitura decidiu não fazer a queima de fogos e também não ter nenhuma programação que resultasse em aglomeração. Nós vamos ter uma passagem de ano com programação bastantes caseira. Talvez tenhamos alguma apresentação cultural online, mas ainda não temos nada definido a respeito”, detalhou Haroldo Gomes, presidente da Fundação Parnamirim de Cultura.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.