Vereadores de Natal criticaram a falta de transparência nas operações financeiras do transporte público municipal, destacando irregularidades nos custos e a discrepância entre a tarifa técnica e a tarifa paga pelos usuários. A cobrança por maior fiscalização das empresas e a necessidade de igualdade de tratamento entre diferentes modalidades de transporte também estiveram em pauta. O vereador Milklei Leite (PV) cobrou mais transparência das empresas de transporte público.
“As empresas precisam dar transparência ao serviço de transporte público de nossa cidade. É essencial que a população saiba, pelo Portal da Transparência da Prefeitura, informações como a frota que está operando, o número das viagens realizadas e aquelas que foram canceladas, com justificativas claras. Não podemos mais aceitar um serviço caro e de péssima qualidade sem que haja prestação de contas à população”, afirmou.
Milklei também ressaltou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) já havia emitido relatórios apontando irregularidades, como o valor inflacionado de pneus. “Essa falta de transparência penaliza a cidade de Natal com tarifas que não refletem a realidade”, destacou. Ele também criticou a discrepância entre a tarifa técnica, ou seja, o valor real do serviço, e a tarifa pública paga pelos usuários.
“Hoje, os trabalhadores pagam uma tarifa pública de R$ 4,50, mas a tarifa técnica acordada pela Prefeitura em ações judiciais é muito maior. Precisamos corrigir isso para evitar prejuízos tanto para os usuários quanto para os permissionários”, disse.
O vereador ressaltou a desigualdade entre o tratamento dado ao transporte alternativo, que não recebeu o mesmo suporte que as grandes empresas de transporte público. “O transporte alternativo, que é essencial, não teve o mesmo tratamento em ações judiciais que as grandes empresas, gerando desigualdade no setor”.
Milklei ainda defendeu maior igualdade de condições para o transporte alternativo, um serviço essencial para muitos natalenses. “Permissionários do transporte opcional não têm o mesmo suporte que as grandes empresas, o que é uma injustiça. É necessário regularizar a situação para que esse serviço continue atendendo a população que depende dele”, afirmou o vereador.
FALTA DE FISCALIZAÇÃO. O vereador Preto Aquino (Podemos) também criticou a falta de fiscalização do serviço de transporte e propôs melhorias na atividade. “É fundamental implementar ferramentas de monitoramento para garantir que as empresas de transporte cumpram suas obrigações. A população precisa saber quantos ônibus estão rodando, quais viagens foram realizadas e por que determinadas rotas falharam”, afirmou.
Já o vereador Robério Paulino (Psol) frisou a importância do transporte público para a cidade,
relacionando o serviço à crise climática. “A substituição de ônibus a combustão por modelos elétricos deve ser acelerada como parte das políticas para mitigar a crise climática e reduzir a poluição em Natal”, afirmou.
Robério também ressaltou a importância do transporte público para o desenvolvimento social. “O transporte público é um serviço essencial e precisa ser tratado como prioridade para reduzir desigualdades e promover um desenvolvimento sustentável”, concluiu.
Projetos em tramitação na Câmara Municipal de Natal buscam garantir maior transparência e fiscalização das operações financeiras do transporte público, além de promover um tratamento mais justo para as diferentes modalidades de transporte na cidade.
Política
Vereadores de Natal criticam falta de transparência no transporte público
Propostas em tramitação buscam maior fiscalização e igualdade entre empresas e transporte alternativo na CapitalRedação
12/12/2024 | 05:47
Vereadores Milklei Leite (PV), Preto Aquino (Podemos) e Robério Paulino (Psol) / Foto: CMN - montagem
Carlos divulga vídeo de Jair Bolsonaro chorando ao assistir à posse de Trump; veja
Ex-presidente acompanhou a cerimônia pela TV após ter pedido para viajar aos EUA negado pela Justiça
21/01/2025 às 19:11
Motorista de aplicativo do RN é preso por violência sexual contra passageira em Fortaleza
Suspeito desviou rota para matagal e foi detido em flagrante após reação da polícia.
21/01/2025 às 18:13
Após PPP para Ponta Negra, líder governista defende subprefeitura para a região
Vereador enfatiza que a economia da cidade depende fortemente do turismo e que os corredores turísticos precisam de cuidados especiais
21/01/2025 às 11:30
Vereadora questiona início de gestão de Nilda Cruz: “Parnamirim precisa de segurança e clareza”
Parlamentar critica falta de ações e ausência de decretos que transmitam segurança à população, enfatizando a necessidade de clareza e planejamento no governo
21/01/2025 às 11:19
Michelle e Eduardo Bolsonaro assistem posse de Trump de fora do Capitólio
Jair Bolsonaro ficou impedido de comparecer à cerimônia devido à retenção de seu passaporte, em decorrência de uma decisão judicial
21/01/2025 às 10:34
Paulinho Freire veta lei que garantia imunidade tributária para terreiros
Vereador Daniel Valença escreveu que a gestão de Paulinho Freire “não prioriza a justiça social e o combate ao racismo religioso”
21/01/2025 às 07:08
Rogério lança plano de percorrer o RN e assume protagonismo para 2026
Senador da República e presidente do PL no RN critica cenário estadual e define candidatura ao governo como uma ‘missão para recolocar o estado nos trilhos’
21/01/2025 às 05:33
Oposição a Allyson racha em Mossoró e PL e PSDB tomam liderança do PT
Vereadores liderados por Jailson Nogueira anunciaram a formação de bloco independente e assumiram liderança da oposição, anteriormente declarada pelo PT
21/01/2025 às 05:18
César: Com engorda de Ponta Negra, Carnaval de Pirangi precisa se destacar
César Maia (MDB), presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, sugere que cidade mantenha a relevância da festa, mesmo com concorrência de Ponta Negra
21/01/2025 às 05:02
Musk é acusado de gesto nazista em evento de Trump; veja
Bilionário levanta braço em gesto polêmico e discursa sobre planos para o governo republicano
20/01/2025 às 20:43