BUSCAR
BUSCAR
Entrevista
Dickson Júnior: “Unimos Prefeitura e empresários viabilizando ações”
Vereador viabilizou Mercado Bem-te-vi e distribuição de 10 mil livros na rede pública, além de promover iniciativas sociais de grande alcance
Redação
10/11/2020 | 05:17

Buscando o terceiro mandato na Câmara Municipal de Natal, o vereador Dickson Júnior (PDT) é um dos candidatos à reeleição em 2020. Focado no eleitor que apoia políticos com credibilidade, ele destaca ser um representante público moderno, indo além de atribuições, com articulações e ações que impactam vidas para melhor.

Assim, idealizou uma feira multicultural, unindo empresários e Prefeitura em um dos projetos mais exitosos de parceria público-privada de Natal, e articulou a distribuição de 10 mil livros na rede pública. Nesta entrevista ao Agora RN, o vereador fala mais sobre sua atuação. Confira:

AGORA RN – O senhor destaca que realiza um mandato moderno. Como é na prática?
DICKSON JÚNIOR
– Sempre falam em mandato participativo, mas as pessoas não veem na prática, ficando frustradas. Nós envolvemos, de fato, o cidadão, provando que é possível fazer mais do que um legislador faz. Não executamos, pois compete à Prefeitura, mas contribuímos para melhorar a cidade, com requerimentos e reuniões de cobranças a gestores, audiências públicas, leis, ações e articulações em sintonia com necessidades do povo.

Criei o “Conversando com Você” e vou nas casas das pessoas ouvir demandas, gerando mais de 2,6 mil requerimentos e ofícios e conquistando revitalizações de quadras e praças; mutirões de limpeza; faixas de pedestres; paradas de ônibus; iluminações; atendimentos de saúde; ciclovias; entre outros. É com orgulho, por exemplo, que, diante da falta de opções de entretenimento, me reuni com produtores e Município e viabilizamos um dos eventos mais elogiados do calendário cultural de Natal: o Mercado Bem-te-vi, na Avenida Afonso Pena, que está suspenso por causa da pandemia, mas já estamos articulando seu retorno pra dezembro.

AGORA RN – A cultura, então, é uma de suas bandeiras?
DICKSON JÚNIOR
– Costumo dizer que não elegemos bandeiras, justamente por abraçar causas que chegam de todos os recantos. Mas destacamos que a cultura é importante, já que é relacionada ao turismo, nossa principal atividade econômica. Por isso, contribuímos de várias maneiras, com emendas parlamentares e lutando por investimento na economia criativa. No último Carnaval de Natal, realizamos o Pirangi Folia, maior carnaval da zona Sul, incentivando músicos, negócios e ambulantes.

AGORA RN – Em que outras áreas o senhor mais atua?
DICKSON JÚNIOR
– Também priorizo áreas essenciais, como assistência social, saúde e educação, e lutamos pelos direitos de todos, legislando e atuando em prol de minorias. Com o “Mandato Cidadão”, realizamos mais de 4 mil atendimentos oferecendo gratuitamente: corte de cabelo; manicure; aferição de pressão arterial e HGT; nutricionista; psicólogo; clínico geral; pediatra; assessoria jurídica; foto 3×4; entre outros. Também luto por alugueis sociais e escrituras para áreas periféricas.

Criamos o “Saúde no Bairro” para as comunidades que mais precisam, promovendo qualidade de vida através de dança gratuita, além de fiscalizar e cobrar melhorias nas unidades públicas. Também é aprovamos a Lei N.º 6.961/19 criando o “Viva Mente” para combater males psicossociais nas escolas e fizemos edição piloto mostrando ao Município que é viável. Trabalhamos ansiedade, depressão, mutilação e suicídio, com aprovação de professores, funcionários e alunos.

Já na educação, lutamos pelo aumento de vagas em creches e pré-escolas públicas, votei a favor do Plano de Educação com metas dos próximos 10 anos, pela valorização dos educadores, aprovamos Lei para disponibilizar álcool em gel a 70% nas escolas, Lei para obrigar faixas de pedestres na frente das escolas, articulamos a distribuição de 10 mil livros para estudantes da educação infantil da rede pública, entre outros.

AGORA RN – Com relação à produção legislativa, quais são os destaques?
DICKSON JÚNIOR
– Temos 12 leis em vigor, entre elas: Lei 6.902/19 que cria Protocolo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência; Lei 577/18 que criou Carteira Municipal do Doador de Sangue; Lei Nº 549/18 que obriga poder público a alinhar tampas de esgoto ao asfalto; Lei 6910/19 para casais homoafetivos terem direito a inscrição em programas habitacionais… E temos quase 20 projetos de lei tramitando, como: PL 210/20 que quer instituir equidade de gênero e combate ao machismo; PL 95/20 para instituir o “Programa de Educação Empreendedora”; PL 94/20 para instituir Política de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência; PL 93/20 para instituir o Programa Merenda nas Férias; PL 175/19 que obriga transmissão ao vivo de licitações do executivo e legislativo.

AGORA RN – Em quais pautas da sociedade o senhor tem trabalhado?
DICKSON JÚNIOR
– Discutimos, em audiências públicas, temas como o preço do GNV, desdobrando em uma reunião com o Governo do Estado, que se comprometeu a reduzir tarifa do IPVA, melhorar preço da Potigás, fazer conversão da frota; os caminhos para tornar #NatalMaisLimpa, além de participar de audiências da licitação da Urbana; mulheres vítimas de violência, que culminou com elaboração de projeto de lei; cidadania LGBT, que também gerou projetos de lei e programações alusivas; entre outros.

AGORA RN – A pandemia da Covid-19 desestabilizou até nações mais estruturadas. Como seu mandato contribuir no enfrentamento da Covid?
DICKSON JÚNIOR
– Destinei R$ 200 mil para o Hospital de Campanha e R$ 150 mil para moradores em situação de rua. Dialoguei com um escritor, Daniel Cavalcanti, Sindicato das Gráfica do RN e Prefeitura e consegui a distribuição de dez mil livros para estudantes, que puderam aprender mais sobre a situação com “O Vírus Malvadão e as Crianças Poderosas”. Também protocolamos vários projetos de lei, como: PL 272/20 que dispõe sobre a aferição de temperatura corporal dos consumidores; PL 211/20 que estabelece multa por festas clandestinas na pandemia; PL 127/20 que prevê “agentes de conscientização”.

AGORA RN – No contexto do funcionalismo, qual sua atuação?
DICKSON JÚNIOR
– Sempre ouço suas demandas, pautando o plenário e votando a favor dos trabalhadores. Apresentei emenda à PL da Reforma Administrativa reajustando 60% salários da saúde, fiz relatório de CEI garantindo direitos a servidores e votei a favor do Plano de Carreira dos guardas municipais. Na pandemia, apresentei projetos de lei para obrigar testes em todos os servidores; autorizar afastamento de pessoas de grupo de risco; entre outros.

AGORA RN – O transporte público de qualidade é um dos desafios dos natalenses e seus representantes. Como o senhor tem contribuído?
DICKSON JUNIOR
– Tenho lutado por aumento de linhas de ônibus para comunidades que precisam, assino pedidos de urgência e voto a favor de projetos para revogar aumentos do preço da passagem, participo de audiências que debatem a licitação pública.

AGORA RN – No esporte, quais os destaques de sua atuação?
DICKSON JÚNIOR
– Estamos lutando junto à Prefeitura e conquistando quadras esportivas, campos de futebol e arenas de vôlei para várias comunidades, articulando espaços de convivências com mesas de jogos e recentemente estou articulando com iniciativa privada e poder público a fomentação dos esportes eletrônicos (e-sports) em Natal, uma bandeira que pode ser benéfica para turismo e economia.

AGORA RN – Quais os desafios da próxima legislatura e como pretende contribuir?
DICKSON JÚNIOR
– A votação do Plano Diretor não pode mais ser adiada. É uma pauta urgente não só dos vereadores, mas de toda Natal. Sendo reeleito, contribuirei para que a apreciação evolua com o zelo que o tema requer. Mas também cobrarei um assunto que ninguém dá atenção – a urgente elaboração de Plano de Resíduos Sólidos, que contribui não só para a preservação do meio ambiente, mas pode gerar recursos, emprego e renda. Também fiscalizarei obras importantes pra impulsionar economia, como os equipamentos turísticos da Redinha e Pedra do Rosário e obras em Ponta Negra (engorda da Praia e revitalização na Av. Roberto Freire).

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.