BUSCAR
BUSCAR
Perfil
Em busca de mandato na Câmara de Natal, Professor Rivaldo foca no meio ambiente
Mestre em Geografia pela UFRN e auditor ambiental, além de professor e servidor da Datanorte, Rivaldo Fernandes (PV) tem um histórico ligado à causa ambiental e agora quer ser vereador
Redação
09/11/2020 | 05:40

Militante da causa ambiental há décadas e uma das principais lideranças do Partido Verde no Estado, o professor Rivaldo Fernandes quer ampliar seu trabalho em defesa da sustentabilidade, da ecologia e da preservação da natureza.

Candidato a vereador de Natal nas eleições deste ano, Rivaldo propõe levar para a Câmara Municipal políticas públicas que valorizem o ambientalismo e, consequentemente, a melhor qualidade de vida da população.

Mestre em Geografia pela UFRN e auditor ambiental, além de professor da rede municipal de ensino em Ceará-Mirim e servidor da Datanorte, Rivaldo Fernandes (PV) tem um histórico ligado à causa ambiental. Ao Agora RN, ele conta que sua candidatura a vereador é a representação pura da ideologia do partido. “Meu nome é verde”, diz.

Ao longo das últimas décadas, Rivaldo Fernandes tem chamado a atenção do poder público e da população para os danos provocados pela poluição do lençol freático em Natal. Além disso, ele tem lutado pelo avanço do esgotamento sanitário na capital potiguar, contra ações que desencadeiam o aquecimento global e reivindicado a despoluição de rios como o Potengi e o Doce.

“Esse conjunto de ações que fazem parte da minha história me credenciou para ser o candidato do PV, dos verdes da cidade. Espero que as pessoas identificadas com o meio ambiente na cidade possam me dar o mandato, para eu continuar a luta”, enfatiza o professor.

Rivaldo – que, durante a pandemia, chegou a ser internado, mas venceu a Covid-19 – diz que um mandato na Câmara Municipal de Natal ajudaria a dar “eco” à causa ambiental. “O ambientalismo teria um maior eco na formulação de projetos e propostas, tendo a questão da sustentabilidade como centro da preocupação”, declara.

Reciclagem do lixo

O professor diz que, caso chegue à Câmara, vai pressionar o Executivo para adotar projetos avançados na área de reciclagem do lixo. Ele enfatiza que Natal perde todos os anos cerca de R$ 40 milhões enterrando produtos que poderiam ser reaproveitados. Isso sem contar com o prejuízo ambiental, claro.

Rivaldo destaca que o alumínio é uma matéria-prima cara para diversos produtos e que 12% de todo o lixo produzido em Natal é formado por esse produto.

Além disso, Rivaldo Fernandes chama a atenção para o fato de que 40% do lixo é matéria orgânica, “que poderia ser catalisado para se transformar em base de alimentação para as plantas”.

Plano Diretor

O candidato do PV a vereador critica a reta final de discussões em torno da revisão do Plano Diretor. Ele elogia o fato de que muitos pontos importantes relacionados à lei foram discutidos ao longo de 1 ano, mas que, na hora da formulação da proposta para posterior encaminhamento à Câmara, muitos itens foram eliminados.

Rivaldo Fernandes pede mais atenção para a região da orla marítima de Natal, com adequações na legislação que permitam a implantação de parques lineares próximo à área de orla, para ajudar na preservação e para dar aos natalenses novas opções de lazer.

“Natal está com a orla muito mal cuidada. Em João Pessoa, o PV já fez um trabalho de recuperação da orla, criando parques lineares”, afirma Rivaldo.

O professor repudia também a abertura de qualquer brecha legal que autorize a construção de espigões na orla. “Não podemos perder a imagem de Natal que a orla nos dá. Não deveríamos transformá-la na cidade das sombras, e não na do sol. As construções desordenadas poderiam transformar Natal na cidade das sombras”, afirma.

Mas Rivaldo pondera: “Não sou contra que haja mudanças de gabarito (autorização para construções maiores). Tem áreas que perderam população, como Petrópolis, Rocas, isso por conta do controle de gabarito”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.