BUSCAR
BUSCAR
Pandemia
“Vamos usar ivermectina”, diz Álvaro Dias ao reforçar “tratamento precoce” contra a Covid-19
O gestor adiantou que pretende abrir mais 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha ainda na tarde desta terça
Redação
22/02/2021 | 12:14

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB-RN), afirmou que vai investir na medicação ivermectina para combater o avanço da Covid-19 no município. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira 22.

Apesar da farmacêutica norte-americana MSD (Merck Sharp and Dohme), que produz a ivermectina (mas não vende o produto no Brasil), afirmar que ainda não há evidências de que o medicamento traga benefícios ou seja eficaz no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus, o prefeito disse que “vamos usar ivermectina”, pois “ivermectina funciona”.

A medicação é considerada por Álvaro, médico por formação, como “grande saída” para combater a pandemia existente. Ele classificou tal medida como “tratamento precoce”, apesar da comunidade científica não a reconhecer como tal.

A ivermectina, segundo o prefeito, terá o estoque renovado em todos os pontos de distribuição, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Conhecidas também como postos de saúde, as unidades vão ter horário estendido. Medida se faz necessária para “impedir a propagação do vírus”, comenta Álvaro.

O horário estendido também comtempla os centros de tratamento para Covid-19 que funcionam na capital. São eles: Ginásio Nélio Dias, na Lagoa Azul, zona Sul de Natal; Cemure, no Nossa Sra. de Nazaré, zona Oeste; e Palácio dos Esportes, em Petrópolis, zona Leste.

O gestor adiantou que pretende abrir mais 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha ainda na tarde desta terça. “Para tanto, estamos dobrando a nossa capacidade de leitos críticos. O Hospital de Campanha, que começou com 20 leitos, passará a ter 40”, destacou Álvaro Dias.

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, reforça a necessidade da população seguir contribuindo com os protocolos sanitários, evitando aglomerações, usando máscara e saindo de casa só em situações de extrema necessidade. Além disso, ele comentou que a sobrecarga na rede pública municipal de saúde é fruto também da “invasão” de pacientes de outros municípios.

George informou que entre janeiro e fevereiro mais de 2.000 pacientes de fora de Natal foram atendidos apenas na Unidade de Pronto-Atendimento da Cidade da Esperança. Ao todo, segundo a SMS, mais de 4.000 pessoas oriundas do interior foram atendidas na rede pública de Natal.

“Estamos em um momento que precisa de cuidado e colaboração. Não vamos retroceder e para isso é preciso que a sociedade contribua. A Prefeitura vem fazendo um trabalho hercúleo desde o início da pandemia e precisamos que todos façam a sua parte. Vamos agir de forma conjunta para que a gente saia de desse período crítico o mais breve possível”, pontuou.

Confira os horários de funcionamento das UBS:

Distrito Sanitário Norte I

UBS Pajuçara: Rua Maracaí, S/N – 7h às 19h;

UBS Nova Natal: Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul – 7h às 19h;

Distrito Sanitário Norte II

UBS Panatis: Rua Milton Servita Brito, nº 994, Potengi – 7h às 19h;

UBS Vale Dourado: Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação – 7h às 19h;

Distrito Sanitário Leste

UBS São João: Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol – 8h às 20h;

UBS Brasília Teimosa: R. Miramar, nº 32, Praia do Meio – 7h às 19h;

Distrito Sanitário Oeste

UBS Felipe Camarão II: R. Santa Cristina, s/nº – 8h às 20h;

UBS Bom Pastor: R. Augusto Calheiros, nº 1 – 8h às 20h;

Distrito Sanitário Sul

UBS Nova Descoberta: Av. Xavier da Silveira – 8h às 20h;U

BS Rosângela Lima: Rua Santa Beatriz, 11, Planalto – 7h às 19h.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.