BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Unimed Natal cita 2023 como ano desafiador e prepara maior complexo hospitalar do RN
Previsto para ser inaugurado em 2024, nova estrutura será a terceira maior da região Nordeste; operadora faz balanço de inovação neste ano e lembra estrutura de atendimento a crianças neuroatípicas como legado
Redação
09/12/2023 | 07:12

Garantir serviços de qualidade a mais de 200 mil beneficiários, esta é a principal missão da Unimed Natal, a maior cooperativa de médicos do Rio Grande do Norte. Com um hospital próprio, 10 centros clínicos e uma obra em andamento daquele que será o maior complexo hospitalar do estado e o terceiro maior da região Nordeste, a companhia oferece corpo clínico composto por 1.500 médicos cooperados de 26 especialidades. Depois de um ano de considerado desafiador, mas com investimentos pesados, a empresa planeja 2024 com grandes investimentos: além do novo complexo, a ampliação do quadro de funcionários de 1,7 mil para 4 mil após a conclusão das obras e mais foco em tecnologia.

Entre as melhorias deste ano, está a entrega de um espaço multiterapias, que oferece atendimento personalizado a famílias de crianças neuroatípicas – como são chamadas as pessoas com funcionamento neurológico e psiquiátrico pela sociedade como atípicos ou fora do comum. Segundo o Dr. Fernando Pinto, presidente da Unimed Natal, este é o primeiro centro próprio da operadora de saúde, que tem como diferencial oferecer acolhimento personalizado aos familiares e beneficiários com transtornos do Neurodesenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndromes Genéticas.

“Essa era uma das nossas entregas prioritárias para esse ano,. Sempre entendemos como urgente a necessidade de termos um centro próprio, exclusivo ao público neuroatípico. É muito bom poder entregar à nossa cidade mais um centro clínico, que tem equipe qualificada e com vasta experiência na área, além de ser um centro com ambientes adaptados e equipados com mobiliário moderno e que atende as necessidades desse público”, ressaltou.

Outro ponto foi o investimento em tecnologia, que ofereceu um novo portal para o paciente e para o médico cooperado, centralizando resultados de exames e oferecendo mais segurança. “Também consolidamos a implementação do Tasy, o principal software de gestão hospitalar disponível no mercado. É uma plataforma abrangente, que unifica processos dentro de um único sistema, incluindo Prontuário Eletrônico que engloba a administração do atendimento ao paciente, o gerenciamento do ciclo de receitas, operações clínicas, financeiras e relatórios corporativos. O Tasy proporcionou um novo portal para o paciente e para o médico cooperado, com um local único para acessar resultados de exames, gerando mais economia e segurança, redução de documentos impressos e redução de processos manuais”, apontou Fernando.

Preocupada em colaborar com a sociedade, a operadora deu continuidade ao trabalho social desenvolvido na ONG Atitude Cooperação, instituição fundada e mantida pela Unimed Natal no bairro de Felipe Camarão, que atende crianças, adolescentes e jovens, registrando cerca de 800 matrículas por ano em atividades de apoio pedagógico, música, luteria, esporte e apoio para inserção no mercado de trabalho. O trabalho desenvolvido na ONG rendeu a Unimed Natal o Prêmio SomosCoop RN na categoria Responsabilidade Socioambiental e o troféu na categoria Diagnóstico de Governança e Gestão.

Além disso, a operadora fez questão de aperfeiçoar processos internos, o que gerou reconhecimento do mercado. A Unimed Natal recebeu, pelo 15º ano, o prêmio TOP Natal como a marca mais lembrada no segmento de planos de saúde, com menções de 45,2% dos entrevistados; ficou entre as mais lembradas na categoria Hospital Privado. Neste ano, o Hospital Unimed Natal recebeu, de forma inédita no estado, a certificação nível 2 – Acreditado Pleno – concedida aos empreendimentos de saúde que, além de cumprir critérios de segurança, executam a gestão integrada dos processos e promovem ações de melhorias entre as áreas.

“O reconhecimento nacional é fruto de um rigoroso processo de auditoria que teve como foco avaliar e garantir a segurança do paciente, analisando critérios relacionados à estrutura, processos e resultados”, comemorou o Dr. Fernando Pinto.

CULTURA E ESPORTE

Outro ponto marcante para a operadora em 2023 foi o apoio ao fomento da cultura e do esporte no RN. A marca patrocina ABC e América, os principais clubes da capital potiguar, e viabilizou 63 projetos culturais pelo Edital Cultural via Lei Municipal Djalma Maranhão.

“Já lançamos a edição 2024 do Edital Cultural e estamos na fase de inscrições com a expectativa de ampliar o número de projetos financiados em 2024. Outra grande contribuição, desta vez no segmento histórico-cultural, é o apoio ao projeto de revitalização do prédio A Samaritana, na Ribeira. Com apoio da Unimed Natal, a antiga loja de tecidos, localizada no bairro, está passando por uma reforma e revitalização que irá transformá-la no Centro Cultural Memorial. E no lazer, nossos clientes têm descontos diferenciados em shows e apresentações culturais no maior teatro da cidade”, ressaltou Fernando.

BALANÇO

Genuinamente potiguar, a Unimed Natal tem a maior rede de saúde suplementar do estado e cobertura em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Segundo o presidente da operadora, o cenário nacional da saúde suplementar não é favorável, mas a empresa fecha 2023 superando desafios. “Sabemos que são tempos difíceis, mas, aqui no RN, a Unimed Natal tem conseguido superar os desafios, implementando estratégias modernas e inovadoras que visam entregar serviços de saúde com excelência, pensados para favorecer nossos beneficiários e cooperados. Uma prova evidente disso é a construção do Complexo de Saúde Unimed, um empreendimento que irá redefinir a forma como se entrega esses serviços no RN”, avaliou.

Operadora teve ano de 2023 desafiador mas sem afetar qualidade de serviços
Operadora teve ano de 2023 desafiador mas sem afetar qualidade de serviços

Unimed Natal terá o terceiro maior complexo hospitalar do Nordeste

Seguindo a marca de quem inova sem parar, a Unimed Natal prepara para 2024 uma novidade que será um novo marco na atuação da empresa. O novo complexo hospitalar a ser inaugurado no ano que vem promete elevar a qualidade do serviço oferecido um patamar ainda mais alto.

“O Complexo de Saúde Unimed terá uma área de 43 mil metros quadrados, no bairro de Lagoa Nova. Serão 283 leitos para internação, 16 salas de cirurgia e seis UTIs, além dos espaços de convivência e do administrativo. A nova estrutura tem ainda reserva técnica para ampliação de leitos”, disse Fernando.

De acordo com o presidente, a estrutura física irá se aliar com o atendimento virtual da Unimed natal, que hoje conta com médico online 24h, SOS Unimed 24h, Pronto Atendimento On-line e um Centro Clínico Virtual Adulto e Pediátrico, que juntos, somam uma média de 2.500 atendimentos mensais on-line.

Além disso, para o primeiro mês de 2024 já há a expectativa da inauguração do Univacinas, uma clínica de vacinas que oferecerá quase 20 tipos de imunizantes para todas as faixas etárias. Além de atender clientes da Unimed Natal, o centro de imunização estará disponível para todo o público interessado em se vacinar contra uma série de doenças infecciosas.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.