BUSCAR
BUSCAR
Política

Trump diz ter gostado de conversa com Lula e prevê novos encontros entre EUA e Brasil

Presidente dos Estados Unidos afirmou nas redes sociais que diálogo com o líder brasileiro tratou de economia e comércio
Redação
06/10/2025 | 14:02

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira 6 que a ligação com o presidente Lula (PT) foi “muito boa” e disse que vários assuntos foram discutidos, mas o principal foram economia e comércio.

“Esta manhã, tive uma ligação telefônica muito boa com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitas coisas, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, disse o presidente americano em post no Truth Social.

Hamas aceita parte do plano de Trump para Gaza e diz estar pronto para negociar
Trump afirmou que conversa com Lula tratou de economia e comércio entre os dois países - Foto: Reprodução

Trump também confirmou a perspectiva de um encontro entre os dois. “Teremos mais conversas e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei muito da ligação. Nossos países vão se dar muito bem juntos!”, afirmou.

Os dois líderes se falaram ao telefone na manhã desta segunda-feira 6. Segundo o Planalto, Lula pediu que Trump retire o tarifaço imposto pelo republicano ao Brasil.

O petista também solicitou que Trump suspenda “medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras” —o republicano cassou vistos de auxiliares de Lula e autorizou sanções financeiras contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, Trump escalou seu secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações com autoridades brasileiras sobre o tema. Ambos líderes concordaram ainda em realizar uma reunião presencial em breve, e Lula sugeriu a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), no final de outubro na Malásia, como uma opção.

Ainda segundo o comunicado, Lula se colocou à disposição para viajar aos Estados Unidos e encontrar-se com Trump.

“O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Ambos os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos”, afirmou o Palácio do Planalto.

‘Perfil de Marco Rubio não preocupa’, diz Celso Amorim

O ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, minimiza o possível impacto negativo da escolha do secretário de Estado americano, Marco Rubio, como representante dos Estados Unidos nas negociações do tarifaço e de sanções a autoridades brasileiras. “Não preocupa”, declarou Amorim.

Aliados de Jair Bolsonaro, por sua vez, comemoraram a indicação de Rubio por causa do perfil ideológico do secretário de Estado, que fez críticas diretas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por causa do julgamento do ex-presidente.

“Zero de avanço! O grau de desconexão com a realidade é patológico. Como disse: a luz no fim do túnel é um trem“, escreveu nas redes o blogueiro Paulo Figueiredo, braço direito do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ao citar a escolha de Rubio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS