BUSCAR
BUSCAR
Educação
Trilhas Potiguares volta a mobilizar comunidade de Monte das Gameleiras
Projeto conta com a participação de 14 alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Turismo, Ciências Biológicas, Matemática, Dança, Teatro, Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Jornalismo, Audiovisual e Nutrição

26/05/2022 | 19:17

Oficinas, palestras, intervenções culturais, capacitações, apreciação de pontos turísticos, preservação da biodiversidade, promoção do bem-estar físico e mental, são alguns dos eixos principais das atividades a serem desenvolvidas no Município de Monte das Gameleiras pelo Programa Trilhas Potiguares, da UFRN, que acontece entre os dias 31 de julho e 7 de agosto. Com 2.063 habitantes, o pequeno município situado na mesorregião do Agreste Potiguar, está entre os que têm menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e aposta em parcerias como essas para pensar em estratégias sociais a médio e longo prazos.

O projeto de extensão  Trilhas Potiguares – Monte das Gameleiras 2022, que funciona dentro do Programa instituído pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) conta com a participação de 14 alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Turismo, Ciências Biológicas, Matemática, Dança, Teatro, Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Jornalismo, Audiovisual e Nutrição. As ações serão em locais diversos, tanto em escolas da zona rural quanto urbanas, espaços esportivos, espaços abertos da prefeitura, pontos turísticos do município e demais espaços disponibilizados. A expectativa é que o projeto alcance toda a comunidade do município.

“É provável também que a gente visite os pontos turísticos do Município, porque uma das demandas é o levantamento desses pontos. Existe também um mercado municipal que está desativado no momento, então iremos tentar realizar a reativação desse mercado púbico”, afirma Alice Aloísia, Professora do Departamento de Economia da UFRN e uma das coordenadoras do projeto no Município.

Segundo ela, os moradores possuem uma expectativa alta, tendo, inclusive continuado ações iniciadas em anos anteriores, como dança e teatro. Por isso, a equipe espera impactar principalmente o grupo jovem por meio de atividades de conscientização contra o uso de drogas e bebidas, atenção para a gravidez na adolescência, entre outros. A organização espera que essas intervenções contribuam para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município, além de mobilizar maior participação e atuação dos membros da comunidade.

Kollyany Pinheiro, educadora pedagógica da Secretaria de Educação e representante de Monte das Gameleiras no projeto, informou que o Trilhas Potiguares é um excelente programa para o município que só depende do envolvimento da população para assegurar resultados. “Se, de fato, a população estiver engajada da mesma maneira que os jovens da UFRN estão, ela será, sem dúvida, muito beneficiada”, disse.

Lindolfo do Nascimento Lima, coordenador de cultura de Monte das Gameleiras, que participou ativamente da edição do Trilhas em 2019, guarda boas lembranças de sua participação na última edição do projeto. “Foi espetacular! Monte é uma cidade pequena e, por este fator, se torna uma cidade com poucas atividades para o público jovem. A vinda do Trilhas propiciou à cidade uma explosão de conhecimento e de ações para que pudéssemos ocupar a mente”, contextualizou.

O Programa Trilhas Potiguares busca ampliar a interação entre a universidade e a população, dando ênfase às parcelas mais carentes dos municípios do Rio Grande do Norte. Para isso, busca-se a junção entre pesquisa, ensino, extensão e sociedade, a fim de desenvolver ações que promovam inserção social, diálogo de saberes, desenvolvimento pessoal e econômico, educação ambiental, estímulo à organização social e atuação da comunidade, educação em saúde, inovação tecnológica, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

Em suma, o Trilhas consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15 mil habitantes. Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. Em 2022, as atividades acontecem em 10 municípios: Poço Branco, Monte das Gameleiras, Lagoa d’Anta, Passagem, Serra Negra do Norte, Campo Grande, Lagoa Salgada, Tibau do Sul, Patu, Umarizal e Campo Grande no período entre 31 de julho e 7 de agosto.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.