BUSCAR
BUSCAR
Opinião

TRE rejeita recurso do União Brasil, e Ubaldo fica na Assembleia; leia coluna Bastidores

Confira os destaques da coluna Bastidores da Política Potiguar publicada na edição desta sexta-feira 17 do AGORA RN
Redação
17/11/2023 | 05:00

Depois de várias sessões aguardando o “voto vista” do desembargador Expedito Ferreira, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) enfim julgou ontem o mandato de segurança do União Brasil que tentava validar os 16,8 mil votos que o médico Dr. Anax Vale obteve para deputado estadual em 2022. Por unanimidade, o pedido foi negado.

Havia a expectativa de mudança de ideia dos sete integrantes, o que não aconteceu. A Corte Eleitoral Potiguar, em setembro do ano passado, já havia negado o registro de Dr. Anax, por condenação transitada em julgado por improbidade administrativa com dolo ao erário. A condenação é da época que ele era prefeito de Governador Dix-Sepr Rosado.

Deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) - Foto: Eduardo Maia / ALRN
Deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) - Foto: Eduardo Maia / ALRN

A intenção do União Brasil era beneficiar o primeiro suplente do partido, o vereador de Natal Robson Carvalho, que obteve 26.609 votos em 2022. Ele passaria a ser eleito por quociente partidário. E de cara prejudicaria o PSDB, com a perda da sua última cadeira, hoje ocupada pelo deputado Ubaldo Fernandes (PSDB).

Vice-presidente do TRE, Expedito Ferreira acompanhou ontem a relatora-juíza Maria Neíze Fernandes, que já tinha se manifestado contra o mandato de segurança e a permanência do mandato de Ubaldo na Assembleia Legislativa. Acompanharam os votos: Cornélio Alves, Ticiane Delgado, Fábio Luís Bezerra, Fernando Jales e Daniel Maia.

Derrota

O resultado do TRE ontem representou mais uma derrota jurídica de Robson Carvalho, que tentou em todas as instâncias entrar na Assembleia Legislativa. O vereador de Natal chegou a ter o advogado Carlos Eduardo Frazão, ex-secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que também foi chefe de gabinete do ministro Luiz Fux, em outra ação para tomar a vaga do hoje deputado Taveira Júnior. Em 2022, Robson teve 105 votos a menos que Taveira Júnior. Depois que o TRE-RN julgou improcedente uma ação de impugnação de mandato eletivo, protocolada pela defesa de Robson Carvalho, um time jurídico de alto nível recorreu ao TSE.

Histórico

Já Ubaldo Fernandes deve ter recebido muitos telefonemas ontem nas Rocas. Desde dezembro do ano passado, o deputado vive a ansiedade de decisões da Justiça que ameaçam o mandato. Para ser diplomado, dependeu de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por determinação da decisão do ministro Ricardo Lewandowski, houve recontagem e Ubaldo Fernandes foi eleito por média após a saída do candidato Wendel Lagartixa, declarado inelegível. Até ontem, enfrentava Robson Carvalho no tapetão, mas saiu vitorioso.

Tempo

O senador Rogério Marinho afirmou ontem, na 96 FM, que o nome da direita para a Prefeitura do Natal não será conhecido no fim deste mês nem em dezembro, durante a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Natal. Presidente do PL no Estado, Rogério agora diz que a decisão sobre o nome do PL para a disputa municipal deve ser conhecida um pouco antes do Carnaval.

Estaleiro

O deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) se submeteu a um procedimento na coluna vertebral para corrigir uma hérnia discal lombar – tratamento cirúrgico com artrodese intersomática. Ele ainda ficará vários dias no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Adolescentes são flagrados em cima de passarela na BR-101
Passarela tem aproximadamente 5,5 metros de altura; caso foi registrado nesta quinta-feira 16
16/05/2024 às 21:58
Homem é morto a tiros em São Gonçalo do Amarante
Informações preliminares indicam que a vítima não residia na comunidade
16/05/2024 às 21:27
Brasil bate Coreia do Sul e encara EUA nesta sexta na Liga das Nações
Pelo segundo jogo consecutivo, Ana Cristina foi a maior pontuadora
16/05/2024 às 20:57
Barroso propõe tese para evitar assédio judicial contra jornalistas e imprensa
STF vai continuar na quarta-feira 22 julgamento de ações propostas por associações de jornalismo contra a prática usada para constranger profissionais
16/05/2024 às 20:42
Tony Ramos passa por cirurgia para retirada de coágulo no cérebro
Ator de 75 anos deu entrada no hospital Samaritano, na zona sul do Rio, na tarde desta quinta-feira 16
16/05/2024 às 20:11
Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel
Projeto, no entanto, não deve passar pelo Senado americano e seria vetado pelo próprio presidente após tramitação
16/05/2024 às 20:08
Pesquisadores descobrem exoplaneta com a densidade de um algodão doce
De acordo astrônomos, Wasp-193b é 50% maior que Júpiter, porém, tem sete vezes menos massa
16/05/2024 às 19:37
Mais de 60% dos corais do mundo podem ter sofrido branqueamento no último ano
Informação foi divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos
16/05/2024 às 19:27
AGU pede ao Supremo suspensão de decisão sobre desoneração
Órgão argumenta que governo fechou um acordo com o Legislativo
16/05/2024 às 18:55
Ministro do STF André Mendonça é eleito para o TSE
Ministro Alexandre de Moraes deixa a corte eleitoral em junho
16/05/2024 às 18:44
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.