Com a chegada do verão, muitos buscam soluções rápidas para melhorar a saúde das pernas, especialmente aqueles que sofrem com varizes. Segundo a especialista em saúde vascular, Ilana Barros, há opções de tratamentos eficazes e minimamente invasivos, ideais para quem deseja tratar as varizes antes da estação mais quente do ano.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2022, quase 46 mil mulheres foram internadas devido a varizes, uma condição que afeta majoritariamente o sexo feminino, com 76% dos casos. Diante disso, Ilana ressaltou a importância de acompanhamento especializado, não apenas para tratar os aspectos estéticos, mas também para evitar complicações de saúde.
A especialista disse que há dois tratamentos modernos e rápidos: o laser transdérmico e a escleroterapia com espuma. Ambos são realizados em consultório, sem necessidade de internação ou cirurgia, e oferecem recuperação rápida e mínima dor. O uso de realidade aumentada durante os procedimentos aumenta a precisão e segurança do tratamento.
“Esses métodos permitem que os pacientes retornem às suas atividades diárias de forma rápida e com menos desconforto. É essencial também o acompanhamento contínuo, incluindo o uso de meias de compressão e a prática regular de atividades físicas, para garantir os melhores resultados e prevenir o surgimento de novas varizes”, destacou.